4 de Maio de 1819 o Savannah iniciava a primeira travessia do Atlântico por um navio a vapor. O barco à vela equipado com motor levou quatro semanas para concluir a viagem entre Savana, na Geórgia, e Liverpool.
Os figos são uma das melhores frutas do mundo... ou pensávamos assim até muito recentemente. E não é porque deixaram de ser boas, mas porque na realidade nunca foi um fruto, mas uma flor.
O imperador voltou para a Europa após abdicar do trono brasileiro, tornando-se vítima da tuberculose em 24 de setembro de 1834
Herdeiro do Rei João VI, de Portugal, Dom Pedro I teve de aprender a lidar com diversos tipos de responsabilidade quando ainda era muito jovem. Aos 9 anos, por exemplo, ele assistiu seu país ser invadido pelas tropas de Napoleão e, logo em seguida, acompanhou a insana saga da Família Imperial até o Rio de Janeiro.
4 de Maio de 1819 o Savannah iniciava a primeira travessia do Atlântico por um navio a vapor. O barco à vela equipado com motor levou quatro semanas para concluir a viagem entre Savana, na Geórgia, e Liverpool.
Começou nesta terça-feira (21), em Nova York, a 76ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O tema deste ano é “Construindo resiliência por meio da esperança – para se recuperar de Covid-19, reconstruir a sustentabilidade, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas”.
Maremoto em Lisboa em 1755
Maremoto de Lisboa é evento central para a compreensão da história moderna brasileira e portuguesa; desastre não ficou reservado ao Atlântico Norte, mas causou vítimas no Brasil
Os registros são poucos, mas foram coletados por Alberto Veloso, autor do livro “Tremeu a Europa e o Brasil” e também publicados em um artigo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2020. Segundo as pesquisas, as ondas foram grandes e superaram os 2 metros, algo incomum para aquelas regiões. Em Tamandaré (PE), as ondas avançaram por mais de 800 metros para dentro do vilarejo e em Lucena, na Paraíba, mais de 300 metros depois da costa foram inundados também.
O arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels e o bilionário Marc Lore estão planejando a construção absolutamente do zero de uma cidade totalmente nova cidade sustentável, no deserto dos Estados Unidos.
© Gabriela Rassy
Anunciado no Twitter pelo estúdio de arquitetura de Ingels, o BIG, a cidade de Telosa seria construída em um local desocupado de 60.000 hectares na região oeste do país.
© Gabriela Rassy
“Nossa visão é criar uma nova cidade na América que defina um padrão global para a vida urbana, expanda o potencial humano e se torne um modelo para as gerações futuras”, disse um comunicado da Telosa.
A ideia de Lore é sobre devolver terras não utilizadas à comunidade, relata ao site Dezeen, depois que seu valor aumentou com o tempo. Seu valor seria capaz de financiar a cidade e seus residentes por meio de seu desenvolvimento.
“A terra poderia essencialmente ir de um pedaço árido de deserto a uma cidade moderna que vale bilhões”, afirma o empresário. “Isso me fez fazer ainda mais perguntas e pensar sobre uma solução potencial. E se essa terra fosse propriedade de uma doação da comunidade? E se você pegasse a valorização da terra e devolvesse à comunidade, uma vez que eles criaram o valor? ”
© Fotos: Divulgação
O estúdio de arquitetura de Ingels, Bjarke Ingels Group (BIG), anunciou o nome da cidade, Telosa, na quarta-feira. Ele ficará em um local atualmente vazio, como Nevada ou Idaho, e se tornará o lar de uma população de 50 mil pessoas em 2030.
Nas próximas quatro décadas, no entanto, o número deve crescer para cinco milhões.
Seu objetivo é “criar uma nova cidade na América que defina um padrão global para a vida urbana” enquanto se torna um “modelo para as gerações futuras”. Morar lá, afirma o site, “expandirá o potencial humano”.
Por estar prestes a ser construída do zero, a cidade poderá se tornar “a mais sustentável” do mundo, diz Lore. Isso inclui materiais de construção ecológicos usados em toda a arquitetura da cidade e veículos e aeronaves elétricas autônomas.
“As ruas de Telosa priorizam bicicletas e pedestres”, declara a cidade. “Carros autônomos lentos compartilham a rua com segurança com as pessoas e a natureza.”
As cidades hoje, lamenta a empresa, não são inclusivas, justas, abertas ou sustentáveis. Ele cita a falta de moradia, a escassez de água e a falta de transparência do governo como alguns dos problemas que os moradores enfrentam atualmente.
O modelo de Telosa, portanto, parece ser um refúgio construído de forma sustentável de abertura, justiça e inclusão para a humanidade moderna.
Mas o projeto insiste que este não é o caso. “Não estamos absolutamente tentando criar uma utopia”, afirma, acrescentando que ainda tem em vista o que é “realista”.
Uma enorme torre de observação também está planejada para uma peça central, mostrada nas representações da cidade até agora. Chamado de equitismo, é concebido para ser “um farol para a cidade” e será capaz de “aproximar visitantes e residentes”.
Como afirma o BIG, a “sobreposição fértil entre o pragmático e a utopia” permitirá que os arquitetos desenvolvam “a superfície do nosso planeta” e adaptem seu design para “melhor se adequar às formas de vida contemporâneas”.
https://www.instagram.com/tv/CTRtR1ipY4U/?utm_source=ig_embed&ig_rid=0e802625-9db6-43af-b378-b0f92ded7d28
FONTE.............https://www.msn.com/
Retrato hiperrealista de Vincent Van Gogh feito por um conterrâneo através de alta tecnologia
Você já imaginou como era o rosto de figuras históricas como Jesus Cristo, Van Gogh e Cleópatra? O artista holandês Bas Uterjwik encontrou na inteligência artificial uma boa ferramenta para suas criações e ajuda a desvendar esses mistérios. Utilizando dos algoritmos, ele cria retratos realistas de figuras que conhecemos nos livros de história e abre a nossa imaginação.
A conta de luz vai ficar mais cara a partir desta quarta-feira (1º). O governo federal anunciou nesta terça-feira (31) uma nova bandeira tarifária com valor da taxa extra de R$ 14,20 pelo consumo de 100 kWh. Até agora, o valor cobrado era de R$ 9,492. Também nesta terça, o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciaram um programa que concede desconto no valor da conta de luz para estimular os consumidores a reduzir o consumo residencial de energia.
A NASA monitora constantemente vários objetos no espaço sideral, e agora eles têm suas miras em um asteróide que pode se aproximar da órbita do nosso planeta.
A NASA monitora constantemente vários objetos no espaço sideral, e agora eles têm suas miras em um asteróide que pode se aproximar da órbita do nosso planeta.