sexta-feira, 5 de março de 2021

SAPOS E SAPINHOS VAMOS PRESERVA -LOS.......A MÃE NATUREZA AGRADECE

 

Tarde! vou ajudar o
Henry
a apresentar alguns representantes da nossa biodiversidade, Mesmo esses que geralmente são relegados a só ''sapinho'' ''passarinho''et ceteras.

Esse sapinho da foto se chama Physalaemus atlanticus (sem nome popular, que tal criar um?) e não tem nada de mais pra quem procura os representantes mais coloridos ou com uma característica peculiar (pelo menos pra quem não o observa atentamente), mas certamente é um dos bichinhos que mais gosto de encontrar em Ubatuba, por alguns motivos:
Até o momento desse post é uma espécie endêmica de Ubatuba! isso mesmo, só existe em Ubatuba - pode ser uma afirmação pretensiosa já que eu mesmo já encontrei o bicho em cidades proximas, mas a ciência só descreve esse sapinho aqui - é também uma espécie ameaçada, já que só tem aqui e adora as baixadas da cidade e essas estão MUITO ameaçadas pela especulação imobiliária, ação nefasta que está devastando a cidade.
A espécie foi descrita em 2004 por ninguém menos que Ivan Sazima e Haddad, duas lendas da história natural que já descreveram muitas espécies e já andaram bastante aqui por Ubatuba.
Conhecer a nossa biodiversidade ajuda a criar uma visão mais ampla acerca das relações da natureza, além de empoderar os moradores, locais, tradicionais etc. Até porque para lutar por conservação precisamos conhecer o que precisa ser protegido.

FONTE............Tamoio de Ubatuba via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário