sexta-feira, 9 de abril de 2021

Paciente com Covid-19 recebe transplante de pulmão de doadores vivos

 


Japoneses anunciam o 1º transplante mundial de tecido pulmonar de doadores vivos para um paciente com grave lesão pulmonar causada pela Covid-19. Radiografias fornecidas em 9 de abril de 2021 pelo Hospital Universitário de Quioto mostram o tórax de um paciente antes da cirurgia (à esquerda) e depois — Foto: Hospital Universitário de Quioto via AP

Médicos japoneses anunciaram ter realizado com sucesso o primeiro transplante mundial de tecido pulmonar de doadores vivos para uma paciente com grave lesão pulmonar causada pela Covid-19.


A transplantada é uma mulher que recebeu a doação de parte dos pulmões do seu marido e do seu filho (o marido doou parte do pulmão esquerdo e o filho, parte do direito).

A cirurgia durou quase 11 horas e ocorreu na quarta-feira (7) e o estado de saúde do três é estável, segundo o Hospital Universitário de Quioto.

A universidade ressalta que já foram realizados dezenas de transplantes de partes de pulmões retirados de doadores com morte cerebral nos Estados Unidos, na Europa e na China.

Transplantes de doadores com morte cerebral ainda são raros no Japão, e doadores vivos são considerados uma opção mais realista para os pacientes.

"Demonstramos que agora temos a opção", afirma o médico Hiroshi Date, cirurgião torácico do hospital que comandou a operação, sobre o transplante a partir de doadores vivos. "É um tratamento que dá esperança para os pacientes".

Pulmões danificados

A mulher transplantada contraiu Covid-19 no final do ano passado e desenvolveu dificuldades respiratórias que pioraram rapidamente.

Seu marido e seu filho se ofereceram para doar partes de seus pulmões, e a cirurgia foi realizada no Hospital Universitário de Quioto por uma equipe de 30 pessoas liderada por Hiroshi Date.


FONTE.......................https://g1.globo.com/bemestar

Nenhum comentário:

Postar um comentário