O calor da primavera com chuvas frequentes, aliado ao fim do período de gestação dos saruês, também conhecidos como gambás, pode levar esses bichinhos a 'visitarem' áreas residenciais.
Nestes meses é comum avistarmos mamães saruês com seus filhotes à procura de comida, já que esta é a época de alimentação da prole.
A espécie é fundamental para o equilíbrio ecológico, pois se alimenta de caramujos, carrapatos, aranhas, escorpiões, serpentes, além de dispersar as sementes de diversos frutos que consomem.
Caso encontre algum saruê, aqui vão 3 dicas importantes:
-Não toque nos animais: por mais inofensivos que sejam, são animais selvagens. Além disso, o cheiro das pessoas nos filhotes pode provocar o abandono pela mãe, que pode estar por perto e ao tentar defender o filhote torna-se agressiva.
- Tenha calma e paciência: garanta também que outras pessoas, animais domésticos, veículos e maquinários não se aproximem, assim as chances de mãe retornar e levar os filhotes para um local mais seguro são muito maiores.
-Informe o órgão ambiental: Se o animal estiver machucado, o melhor a se fazer é procurar o órgão ambiental do seu município.
Ter calma e paciência é o melhor em todos os casos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário