A Princesa Isabel era amiga íntima de Santos Dumont e estava presente na maioria das apresentações de suas novas invenções. Como em 1901 com seu famoso dirigível e em 1906 com o famoso avião 14-BIS.
Santos Dumont andava com uma medalha de ouro presenteada pela Princesa Isabel que lhe disse na entrega da medalha para nunca tirar de seu bolso pois ela foi abençoada pelo Papa e iria protegê-lo em seus experimentos e aventuras.
A amizade começou quando um dos dirigíveis testados por Dumont caiu em uma frondosa árvore no terreno que pertencia à propriedade do Castelo D'eu. A Princesa Isabel levou vários lanches enquanto ele consertava a máquina e desde esse fato Santos Dumont passou a frequentar o Castelo D'eu com muita regularidade.
Em um de seus escritos Santos Dumont cita que a Condessa D'eu (Princesa Isabel) era sua segunda mãe e brinca que ela sempre achava que estava magro demais e enchia a mesa com dezenas de guloseimas quando a visitava.
Santos Dumont foi enterrado com a medalha dada pela Princesa.
Fonte: Biografia de Santos Dumont e seus escritos em português podem ser encontrados na Biblioteca Nacional RJ e no Acervo Santos Dumont em Petrópolis RJ.
Fonte: Pedro II do Brasil VIA FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário