quinta-feira, 21 de abril de 2022

O dia 21 de abril relembra a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

 

O dia 21 de abril relembra a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele se envolveu com um dos primeiros movimentos organizados pelos brasileiros que tinha como objetivo separar o país de Portugal, a Inconfidência Mineira.
O movimento também reivindicava o aumento de impostos em decorrência da produção de ouro e diamantes que haviam sido descobertos em Minas Gerais, a forte pressão econômica de Portugal levou ao conflito, influenciando as elites a lutarem pela independência do Brasil.
Os conspiradores da Inconfidência Mineira eram homens da alta classe e cultos, somente Tiradentes que era um simples alferes, uma patente abaixo do tenente, e também exercia o cargo de dentista, o que gerou a alcunha.
O Império, governo vigente da época condenou todos os inconfidentes, todos escaparam da morte e sofreram as consequências da prisão ou do exílio, exceto Joaquim José da Silva Xavier que foi enforcado e esquartejado.
Ele acabou se transformando em um herói nacional, logo após a Independência no ano de 1822, porém foi apenas no dia 9 de dezembro de 1965 que o dia 21 de abril, data de seu enforcamento, passou a ser considerado Feriado Nacional, mais precisamente no governo do presidente Castelo Branco, por meio da Lei N°4.897 que também instituiu Tiradentes como Patrono Cívico da Nação Brasileira.
Tiradentes foi considerado um grande líder por ter lutado pelo povo e pelo Brasil, foi o mais humilde de todos e acabou pagando com a própria vida por ter atuado em defesa da Nação, ele representa, para nós, a luta e resistência.
As grandes transformações em nossa sociedade, para o bem e para o mal, tem início na política, por isso é tão importante que nós, enquanto sociedade, participemos mais da vida política em nosso país, estado e cidade, só assim essas transformações serão mais voltadas para algo bom e significativo.
Tiradentes foi um homem que ousou lutar contra o sistema, o sistema no Brasil desde sempre é o grande vilão de nossa história, quem ousa entrar nessa briga é sempre rotulado de louco ou de alguma maneira é colocado de lado, mas sempre emerge da sociedade alguém disposto a desafiar esse ‘’status quo’’.
Como diria o poeta... ‘’O sistema é um monstro que se mata por dentro’’.
Nossa cidade precisa de um ‘’louco’’ desses que tirem o sistema dessa tranquilidade em que está, quem sabe um dia, quem sabe.

EDNELSON PRADO VIA FACEBOOK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário