

Já imaginou encontrar uma cidade subterrânea enquanto reforma o porão de casa? Pois foi isso que aconteceu com um homem na província de Nevşehir, na Turquia, em 1963. Ao derrubar uma parede, ele se deparou com uma vasta rede de túneis que no passado serviu de moradia para cerca de 20 mil pessoas.
A cidade, conhecida como Derinkuyu, abrigava residências, capelas, escolas e outras estruturas em 18 andares sob a terra. Acredita-se que o local tenha começado a ser ocupado no século VII a.C., mas atingiu seu auge durante o período bizantino (395 d.C- 1453 d.C). A rede de túneis continha entradas ocultas e dutos de ventilação, além de poços e canais de água.
Segundo os pesquisadores, diferentes povos viveram na cidade ao longo dos séculos. Entre eles, estavam os primeiros cristãos que se abrigavam no local enquanto fugiam da perseguição dos romanos. Mais tarde, os muçulmanos usaram os túneis para se proteger durante as guerras árabe-bizantinas de 780 e 1180. Quando foi redescoberto, o local estava abandonado há centenas de anos.
Recentemente, uma outra cidade subterrânea (possivelmente a maior do mundo) foi encontrada na Turquia. Até agora, os arqueólogos encontraram dezenas de túneis e 49 câmaras, o que representaria apenas 3% da estrutura. O local foi batizado de Matiate, que significa “cidade das cavernas”.
FONTE..........https://history.uol.com.br/
Em 1987, David Hawley convenceu o juiz Norman Sortor de que havia um barco a vapor sob seus campos de milho.
FONTE/ MATÉRIA......https://manualidadesfaceis.com/barco-a-vapor
Após anos de investigação, o caçador de tesouros amador concluiu que ali estava o navio Arabia, bem no meio de um campo no Kansas. David pensou que o barco havia batido em uma árvore e afundado no rio Missouri há 100 anos.
A família de Sortor deu permissão para iniciar a escavação, embora não estivesse preparada para descobrir um dos mais curiosos naufrágios dos Estados Unidos.
Hawley descobriu que o canal do Missouri derivou quase um quilômetro para o leste desde meados do século XIX.
O navio ficou enterrado a cerca de 13 metros de profundidade sob um milharal
Pistas indicavam que a Arábia estava prestes a ser descoberta. O navio transportou suprimentos de St. Louis, no Missouri, para os assentamentos pioneiros de Missouri, Iowa, Nebraska e Kansas.
Devido a um acidente, o Arabia afundou no Missouri, assim como sua carga. Agora eles queriam saber o estado dos suprimentos após 100 anos
Hawley usou um detector de metais muito poderoso para encontrar a localização do navio e iniciar a escavação do local.
Foi em 5 de dezembro de 1988 quando o caçador de tesouros e sua equipe abriram um barril onde havia 200 peças de porcelana em perfeito estado.
Em seguida, mais de 200 toneladas de objetos foram retirados dos porões do Arabia afundado na lama
Entre os objetos estavam armas, chapéus e botas, além de caixas de picles
“É a maior coleção de alimentos úmidos encontrados em qualquer lugar do mundo”, disse Hawley.
A partir dessa descoberta, Hawley e sua equipe criaram o Arabian Steamboat Museum em Kansas City, que abriga um pedaço da história americana.
Pessoas em todo o Brasil poderão ver o primeiro e único eclipse lunar total de 2022 durante as primeiras horas da noite de domingo (15) e madrugada de segunda-feira (16).
o Sol, a Terra e a Lua estarão em perfeito alinhamento, permitindo que a Lua viaje para a sombra da Terra. As Américas do Sul e Central, bem como regiões da América do Norte, Europa e África, irão se maravilhar com o evento.
O pico do evento ocorrerá perto das 1h11 da manhã de Segunda-feira, momento em que a sombra da terra cobrirá totalmente o disco lunar. Além disso, a lua também ficará avermelhada, porque a luz solar não atinge diretamente nosso satélite natural.
Para ver o eclipse, você não precisa de nenhum equipamento especial. Você pode ver com seus próprios olhos. Um telescópio ou um par de binóculos de alta potência podem ajudá-lo a ver melhor e ver com mais clareza, explica a NASA.
FONTE.........https://manualidadesfaceis.com/