Pensante & LivreSeguir
O Reino dos Países Baixos (Koninkrijk der Nederlanden em holandês) é um país independente, localizado a oeste da Europa Ocidental, têm como capital a cidade de Amsterdã. Com uma população de 17,5 milhões, sua capital é Amsterdã. A maioria dos holandeses segue o cristianismo de rito católico ou protestante.
O seu território apresenta clima temperado oceânico e relevo marcado pelas planícies, de onde vem o seu nome. No litoral, os constantes avanços das águas do mar Norte demandaram a construção de sistemas de diques e barreiras. Seu território tem 41,864 km², área um pouco menor que a do estado do Rio de Janeiro. A língua oficial é o holandês e a moeda é o euro. O país divide fronteiras com a Alemanha a leste, o mar do Norte a norte e oeste, e Bélgica ao sul.
Os Países Baixos, membros da União Europeia, têm uma economia moderna e industrializada, centrada nos setores eletroeletrônico, petroquímico e de alimentos. Ainda assim, destacam-se na produção agropecuária, sendo líderes na exportação de flores e grandes produtores de leites e derivados."
Curiosidades...
1- Países Baixos é a tradução em português de Nederland, que no original neerlandês é "Neder-landen", que literalmente significa "terras baixas".
2- Por que se diz Holanda? A denominação "Holanda" vem do nome da região homônima que se encontra no oeste do país, dividida em duas províncias: Holanda do Norte e Holanda do Sul. Ambas dominaram a região por muito tempo. É por isso que existem os holandeses, mas os habitantes de uma das outras 10 províncias não são conhecidos como tais. Nem os habitantes de seus territórios do Caribe (Aruba, Curaçao e São Martinho). É essa divisão em 12 províncias que levou ao nome no plural, e não no singular (País Baixo, no caso).
3- A Holanda é um país de baixa altitude. Parte da população vive em áreas abaixo do nível do mar.
4- Por estar situada abaixo do nível do mar, boa parte de seu território foi obtido através de sistemas para domar a água como pôlderes e diques.
5- O ponto mais baixo da Holanda é o Zuidplaspolder, que está localizado 7 metros abaixo do nível do mar.
6- O ponto mais alto da Holanda é Vaalserberg, na fronteira sudeste, que está a uma altitude de 322 metros.
7- A Holanda é um país extremamente plano. Fato que favorece muito o uso de bicicletas.
8- A bicicleta é muito usada como meio de transporte. A Holanda possui aproximadamente 1 bicicleta para cada membro da família.
9- Os holandeses estão entre os maiores consumidores de café e cerveja do mundo.
10- Os holandeses são as pessoas mais altas do mundo. A altura média dos homens é de 1,81 metros e de 1,67 metros para as mulheres.
11- A Holanda é um dos dez países com melhor qualidade de vida do mundo e possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Mundo. Em 2017, o IDH do país foi de 0,931 (índice considerado muito elevado).
12- A Holanda é berço de muitos pintores renomados, entre eles Vincent van Gogh e Piet Mondrian.
13- A Holanda é um país conhecido pela sua liberdade e tolerância. O país respeita muito as diferenças e a pluralidade cultural.
14- Os tamancos de madeira, as tulipas e os moinhos de vento são símbolos do país, reconhecidos em quase todo mundo.
15- Um dos alimentos mais tradicionais da Holanda é o Queijo Gouda.
16- A genebra é uma bebida típica e popular da Holanda. Ela é uma bebida alcoólica destilada feita com ervas aromáticas.
17- Quanto se fala em Países Baixos, estamos falando de 12 províncias: Brabante do Norte, Drente, Flevolândia, Frísia, Guéldria, Groninga, Holanda do Norte, Holanda do Sul, Limburgo, Overissel, Ultreque e Zelândia.
18- Amsterdã é a capital dos Países Baixos e fica na região da Holanda do Norte. Apesar de a capital ser Amsterdam, a sede do governo fica em Haia.
19- Cada província tem sua capital. Amsterdam é capital do país, mas não da sua província. A capital da província de Holanda do Norte é Haarlem.
20- Sua bandeira é constituída de 3 listras horizontais em vermelho, branco e azul, porém a cor oficial da família real é laranja, a qual acabou sendo adotada como a cor da Holanda.
21- Um dos petiscos mais típicos da Holanda é o arenque cru (haring). Ele é quase o nosso pastel: você encontra nas feiras de rua e como opção rápida de comida de rua. O haring é um pequeno peixe servido por inteiro e cru! Normalmente acompanhado de cebolas e picles, ele é pequenininho, então para comer, você o segura pela calda e coloca inteiro na boca. Mas segure firme: o peixe é servido com pele e é escorregadio!
22- Ainda sobre os Países Baixos: os holandeses invadiram o mar criando novas áreas secas e expandindo o país. E por que a Holanda não afunda? Para isso não acontecer, foram construídos diques enormes, que mantêm as áreas livres de inundação. Os diques são levados muito a sério no país, construídos como proteção. Além disso também ergueram o solo para aumentar a quantia de terra firme. O Afsluitdijk, por exemplo, é o maior dique do mundo – o seu nome significa “grande divisor de águas”. Ele tem 32 quilômetros de comprimento e 90 metros de largura, e fica no norte da Holanda do Norte com a província da Frísia.
23- Haia: Palácio da Paz. A capital da Holanda é Amsterdã, mas a sede do governo é em Haia. Localizada na região oeste do país, nela se encontra o parlamento e o Palácio Noordeinde, onde o rei Guilherme Alexandre trabalha.
Den Haag em holandês ou The Hague em inglês, ela também sedia o Palácio da Paz (Vredespaleis), inaugurado em 1913 como um edifício administrativo de direito internacional. Nele, encontram-se Tribunal Internacional de Justiça, principal órgão judicial da ONU; o Tribunal Permanente de Arbitragem (PCA); e a Academia de Direito Internacional de Haia. Tudo isso faz de Haia um importante centro jurídico e diplomático do mundo.
24- O Natal na Holanda é um assunto complexo. Apesar de comemorarem no dia 25 e no dia 26 (segundo dia de Natal, que também é feriado em várias partes do mundo), existe uma grande comemoração com troca de presentes no dia 05 de dezembro, que eles chamam de dia de São Nicolau, ou Sinterklaas.
A festa inclui ainda jogos e poemas para celebrar o santo considerado padroeiro das crianças, dos marinheiros, filatelistas e da cidade de Amsterdã.
25- Não é novidade que os moinhos de vento são um símbolo na Holanda, mas você sabe o motivo? Antigamente eles eram usados para muitas funções, desde drenagem de água até moagem de grãos e serragem de madeira.
Diretamente, os moinhos colaboraram para o cultivo de terras e para a riqueza do país. Você pode ver esses grandes monumentos espalhados pelo país, inclusive em Kinderdijk, um local reconhecido pela Unesco com 19 moinhos de vento. Essa é uma das curiosidades da Holanda que você pode ver de perto e, de repente, até entrar, pois alguns deles são abertos à visita.
26- Você sabia que a Holanda é a terra das tulipas? As flores foram trazidas do Império Otomano no século XVI e adotadas como flor nacional tempos depois.
O país é sede do maior parque de tulipas do mundo, o Keukenhof (saiba tudo aqui). Ao todo, cerca de sete milhões de tulipas florescem anualmente no local; não é à toa que essa beleza atrai turistas do mundo inteiro. O país se renova na primavera acompanhado de uma paisagem colorida e vibrante! As tulipas desabrocham geralmente entre meados de abril até meados de maio.
27- Os holandeses têm a fama de serem frios por usarem uma comunicação simples e direta, seja com seus conhecidos ou desconhecidos. Eles não rodeiam para falar alguma coisa, vão direto ao ponto sem perder tempo. Conheça melhor o país montando um roteiro para viajar na Holanda.
Para muitas pessoas isso pode parecer rude, mas na verdade é só uma forma interessante de levar uma vida mais leve e prática. Assim, a transparência na comunicação faz parte de uma das curiosidades da Holanda. Não custa ressaltar que os holandeses são abertos, receptivos, educados e descontraídos.
28- Uma das curiosidades da Holanda é sobre a crise penitenciária. Afinal, faltam condenados e sobram celas. Isso porque a população carcerária foi reduzida em 43% nos últimos 10 anos. 19 prisões fecharam as portas por conta disso, por exemplo.
Isso traz segurança para a população. O método aplicado nas penitenciárias, no qual é trabalhada a raiz que causou o crime de cada indivíduo, serve de exemplo para outros governos.
E o mais curioso é que antigamente a Holanda tinha uma das maiores populações carcerárias da Europa. Já hoje, a relação é de 57 condenados para cada 100 mil habitantes. Muito interessante!
29- Diferente do Brasil, não existem cachorros abandonados nas ruas da Holanda. Esse fato resultou no título de primeiro país sem cães abandonados no mundo. E quer saber o melhor? Nenhum animalzinho foi sacrificado para isso. O governo aplicou leis muito rígidas para quem abandona cães, com multas que chegam a milhares de euros, além de campanhas de castração e conscientização. Isso, sem contar, as altas taxas de impostos para aqueles que compram cachorros de raça.
30- O principal entre os feriados na Holanda é o Dia do Rei (Koningsdag). Nessa data, o país comemora em grande estilo a monarquia e todas as cidades se enchem de mercados livres (tipo as nossas barraquinhas), performances e shows.
Nenhum comentário:
Postar um comentário