Muito do oceano, especialmente suas profundezas, é um terreno inexplorado para os humanos. Mas a cada dia que passa, nossa compreensão do que está no fundo do oceano cresce. Recentemente, um grupo de cientistas chineses construiu um robô para mergulhar abaixo da Fossa das Marianas, o lugar mais baixo da Terra. Está situado a 11.000 metros abaixo do nível do solo.
“Inspirado no peixe-caracol da Fossa das Marianas, este robô chinês conseguiu nadar de forma autônoma e autopropelida a quase 11.000 metros de profundidade. Embora no momento suas funções sejam muito limitadas, seus criadores acreditam que o design, flexível, macio e leve, pode lançar as bases para a robótica subaquática em condições extremas ” de acordo com o SINC
O ponto mais profundo da Terra está no Challenger Deep, um pequeno vale no fundo da Fossa das Marianas, no oeste do Oceano Pacífico, cerca de 200 quilômetros a leste das Ilhas Marianas.
Não só o caracol prospera em quase mil atmosferas de pressão, quatro graus de temperatura e escuridão completa, mas também muitas outras espécies.
Criaturas aterrorizantes com sons extraterrestres também foram vistas neste abismo. Dentre eles, uma lula gigante, da espécie Architeuthis, que pode chegar a 14 metros de comprimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário