A República da Irlanda ocupa a maior parte da ilha da Irlanda, perto da costa da Inglaterra e do País de Gales. Sua capital, Dublin, é berço de escritores como Oscar Wilde e local de origem da cerveja Guinness. O Livro de Kells, do século 9, e outros manuscritos ilustrados estão em exposição na biblioteca da Universidade de Trinity, em Dublin. Apelidado de "Ilha Esmeralda" por sua paisagem exuberante, o país está repleto de castelos, como a construção medieval de Cahir.
Confira algumas curiosidades:
1- A Ilha Esmeralda, como é carinhosamente conhecida, é um local único, com paisagens verdes exuberantes, falésias gigantescas, rios e lagos enormes. A ilha é formada pela Irlanda do Norte, que pertence ao Reino Unido, e pela República da Irlanda, que pertence à União Europeia. A separação ocorreu em 1921, quando os dois territórios foram oficialmente divididos. Como o próprio nome diz, o território fica no norte e faz parte do Reino Unido junto com a Inglaterra, Escócia e País de Gales e possui as próprias leis enquanto a República da Irlanda é uma nação independente.
No entanto, apesar de pertencerem a sistemas de governos diferentes, em ambas você encontrará muita beleza, o sotaque irlandês, muita cerveja Guinness e pubs.
2- A República da Irlanda tem 84.421 km² de extensão, 5,01 milhões habitantes e vive em uma democracia parlamentar, com primeiro-ministro e presidente. Possuindo um PIB de 504,2 bilhões USD (2021).
3- A Irlanda do Norte, por outro lado, tem 14.130 km² de extensão e 2,05 milhões de habitantes. O país é governado por um sistema parlamentar e uma monarquia constitucional, tendo como chefe de Estado o rei Charles III.
4- A Irlanda do Norte é formada por seis condados: Antrim, Armagh, Down, Fermanagh, Derry e Tyrone. A capital Belfast é a maior cidade, localizada em entre Antrim e Down, e com aproximadamente 280 mil habitantes.
5- As maiores diferenças entre as duas Irlandas são o sotaque e a moeda, já que, como parte do Reino Unido, a nação insular utiliza libras esterlinas e não euros, como é o caso da República.
6- A língua oficial é o inglês, apesar de boa parte da população falar o irlandês, também conhecido como gaélico irlandês ou apenas gaélico.
7- A Irlanda do Norte não faz mais parte da União Europeia, após o Brexit, o que torna a ilha a única ligação terrestre entre Reino Unido e um país do bloco europeu.
8- A Irlanda é um país que chove muito e venta mais ainda. Os dias são mais cinzas e o sol é um fenômeno quase que raro (inclusive, quando sai um solzinho, todo mundo corre para os parques e praças para aproveitar). Acredite se quiser, mas chove pelo menos 130 dias por ano por lá.
9- Não existem cobras na Irlanda do Norte, pelo menos não nativas. Alguns acreditam que isso é obra de São Patrício, que as teria perseguido até que morressem no mar. Mas, de acordo com especialistas, isso pode ter ligação com as mudanças da era glacial que tornaram a ilha inacessível para elas e o habitat inadequado.
10- O café da manhã é a principal refeição de um irlandes! Por isso, ele é bem farto, com ovos mexidos, bacon, torradas, tomate e feijão, que é meio adocicado, diferente do que comemos no Brasil.
11- Estima-se que a Irlanda tenha 13 milhões de galinhas, isso é mais que a população irlandesa. São pelo menos 3 galinhas para cada habitante.
12- A polícia irlandesa chama Garda Siochána, ela não usa arma no país. A Irlanda é considerado um país seguro, possui índices baixos de criminalidade. Dublin uma das maiores cidades do país, é tranquila quando comparada com outras capitais do mundo.
13- Cerveja é paixão nacional dos irlandeses, é uma bebida antiga. A marca mais famosa de cerveja é Guinness, essa cerveja é tão conhecida que virou marca registrada na irlanda. Se você quiser pedir uma cerveja é só falar “PINT OF GAT”.
14- Na Irlanda do Norte, os nomes que começam com Mac significam que são “filhos de alguém”, MacDonald, seria o filho do Donald. Os sobrenomes que começam com O’ significam que é “neto de alguém” O’Neil, neto do Neil.
15- A tradição do Halloween se originou na ilha da Irlanda de um antigo festival celta chamado de Samhain. As pessoas acendiam fogueiras e vestiam fantasias macabras para espantar os maus espíritos. A palavra Samhain é uma antiga palavra gaélica que significa “outra metade obscura” que marca o início do inverno.
16- São Patrício não era irlandês, mas sim galês! Ele nasceu em 386 d.C., foi capturado pelos irlandeses e vendido como escravo para trabalhar como pastor no oeste da Irlanda. Mais tarde, ele se tornou missionário e ajudou a espalhar a palavra de Cristo na Irlanda. Hoje ele é Patrono da Irlanda sendo muito reverenciado pelo povo irlandês. Existem várias lendas irlandesas atribuídas a ele, a mais famosas são a das cobras e serpentes. Na Irlanda não existem cobras e serpentes, a lenda fala que São Patrício teria expulsado e pisado nas cobras e esmagado com seu cajado.
17- O Titanic foi construído em Belfast e é possível saber mais sobre a sua história, construção e ver artefatos no Museu do Titanic. A primeira viagem do Titanic foi de Belfast para Liverpool, depois viajou para Southampton, Cherbourg and Cobh antes de cruzar o Atlântico em direção a Nova York. Ele foi construído por irlandeses e afundado por um inglês. O Titanic não poderia ficar de fora da lista de curiosidades da Irlanda do Norte!
18- Ao contrário da crença popular, apenas 9% da população da Irlanda é ruiva. Quem tem a maior porcentagem de ruivos na população é a Escócia.
19 – Existem mais de 100 palavras em inglês e em gaélico para se referir a ficar bêbado como bladdered, plastered, full, stocious, blutered, half-cut, steamin’, wasted, hammered, blocked etc. No entanto, ficar bêbado em público é crime.
20- O Autor CS Lewis dos livros As Crônicas de Nárnia nasceu na Irlanda do Norte em Belfast. Para comemorar sua vida, criaram aCS Lewis Square, uma praça na cidade onde existem diversas estátuas de bronze do personagens como o leão Aslan, a Bruxa Branca, Mr Tumnus, os Castores e também o armário.
21 – O Whiskey é uma invenção irlandesa e a distilaria mais antiga do mundo ainda em funcionamento fica na Irlanda do Norte. Ela se chama Bushmills Whiskey Distillery e foi fundada em 1608.
22- A Irlanda do Norte ficou famosa por ser uma das locações da série Game of Thrones. A casa de Lord Varys, por exemplo, ficava em Ballycastle. Outros pontos como The Dark Hedges são bem conhecidos pelos fãs da série. Aliás, vários brasileiros já participaram como figurantes da série.
23- A ilha onde fica a Irlanda e a Irlanda do Norte é a terceira maior ilha da Europa. É muito conhecida por seus campos verdes. Aliás, uma das canções mais conhecidas de lá chama-se Thirteen Shades of Green (algo como “Treze Tonalidades de Verde”), uma menção a esses campos.
24- Os invernos são bastante frios, com temperaturas entre 4º e 10º Celsius. Os verões costumam ser amenos, com termômetros marcando temperaturas próximas de 20º Celsius.
25- Os maiores consumidores de cerveja per capita do mundo são os tchecos, seguidos dos irlandeses, alemães, australianos e austríacos. A cerveja irlandesa mais conhecida é a Guiness.
26 O Halloween/Dia das Bruxas é festejado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, entre outros países. Os irlandeses costumam acender fogueiras nesse dia. Assim como Halloween, a tradição das fogueiras possui origem celta.
27- A expressão Trick or Treat (“gostosuras ou travessuras”) se originou na Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações do Halloween, em nome da deusa Muck Olla. As crianças inglesas continuaram esta tradição, só que vestidas com roupas extravagantes.
28- Como faz parte do Reino Unido, a Irlanda do Norte não possui bandeira própria. Além da bandeira do Reino Unido, o governo usa o Estandarte do Ulster para representar a Irlanda do Norte em eventos. O termo Ulster é frequentemente usado como referência a Irlanda do Norte. Ulster, no entanto, é uma das quatro províncias tradicionais da Irlanda. O Ulster é dividido em nove condados, três na República da Irlanda e seis na Irlanda do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário