Tailândia...
Tailândia é um país do Sudeste Asiático conhecido pelas praias tropicais, pelos palácios reais suntuosos, pelas ruínas antigas e pelos templos ornamentados com figuras de Buda. Bangcoc, a capital, tem uma paisagem urbana ultramoderna que contrasta com comunidades tranquilas à beira de canais e com os emblemáticos templos de Wat Arun e Wat Pho, além do Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew). Entre os balneários próximos, estão o movimentado Pattaya e o elegante Hua Hin.
Confira algumas curiosidades:
1 – A Tailândia tem uma população de 70.518.931 de habitantes, sua capital é a cidade de Bangkok, onde vivem aproximadamente 8 milhões de pessoas.
2 – Bangkok é considerada a cidade com o maior nome do mundo. Composto por palavras em Sânscrito e Pali, seu verdadeiro nome é: Krungthepmahanakhon Amonrattanakosin Mahintharayutthaya Mahadilokphop Noppharatratchathaniburirom Udomratchaniwetmahasathan Amonphimanawatansathitkatita Sakatiyasta.
Ufa, ainda bem que ele não é mais usado!
3 – O significado do nome gigante também é inusitado: “Cidade dos Anjos, Grande Cidade dos Imortais, Magnífica Cidade das Nove Gemas, Trono do Rei, Cidade dos Palácios Reais, Casa dos Deuses Encarnados, Erguida por Visvakarman na Ordem de Indra”.
4 – Considerado a terra dos sorrisos, o povo local é muito solícito e amável. Mesmo em situações constrangedoras, eles conseguem manter a serenidade.
5 – A população do país é constituída por 75% de tailandeses, 14% chineses, 11% entre malaios, cambojanos e pessoas de outras nacionalidades.
6 – A Tailândia é dividida em 77 províncias. Cada uma delas possuem distritos, sub distritos e vilas.
7 – O país faz fronteira com outros quatro países: Malásia, Myanmar, Laos e Camboja.
8 – A bandeira nacional possui três cores: azul, vermelho e branco. Em sua simbologia, elas representam a monarquia, a nação e o budismo, respectivamente.
9 – O clima do país tropical, com épocas muito quentes e outras com monções, chuvas intensas com temperaturas que ultrapassam os 40º C.
10 – Dentre as curiosidades da Tailândia, estão seus maiores itens de exportação. Na agricultura, ele distribui borracha, açúcar e arroz. Entretanto na manufatura, o país exporta computadores e acessórios, joias, plástico, produtos químicos, carros e peças automotivas.
11 – Assim como na maioria dos países asiáticos, o budismo é a principal religião praticada na Tailândia. Dessa forma, 94,2% da população é praticante budista, 4,6% é muculmano, 0,8% é cristao e 0,4% acredita em outras crenças.
12 – Justamente por isso, a Tailândia possui mais de 35 mil templos espalhados do norte ao sul do país. O mais inusitado deles é o Templo Branco, localizado em Chiang Rai.
13 – Chamado de Songkran, o ano novo tailandes é comemorado entre os dias 13 e 15 de abril. Diferente de qualquer outro lugar no mundo, por lá ele é celebrado com muita água.
14 – A tradição da culinária tailandesa pede que a pimenta esteja presente em praticamente todos os lugares. Simultaneamente, eles misturam alimentos doces, com salgados, frutas e molhos agridoces. É uma explosão de sabores no paladar!
15 – Dentre as tradições locais, a cabeça é considerada por eles a parte mais importante do corpo. Assim, é proibido tocar na cabeça de qualquer pessoa, mesmo crianças. Já os pés, são considerados impuros.
16 – Em todo o Sudeste Asiático, a Tailândia foi o único país que não foi colonizado por nenhum outro da Europa.
17 – Antigamente a Tailândia era conhecida por toda a Europa e América como Sião.
18 – Por este motivo, existe o termo “siameses”, que são irmãos nascidos com partes do corpo juntas, como braços, pernas ou abdômen. Os gêmeos originários do Sião, Chang e Eng Bunker, fizeram muito sucesso em circo americanos nos anos de 1800, por isso se tornaram referência para a expressão.
19 – Outra curiosidade sobre a Tailândia é o fato das espécies de gatos originárias do Sudeste Asiático, levarem o nome de siameses por conta do antigo país. Tempos atrás, existiam 23 espécies de gatos siameses, sendo reduzidos enfim para apenas 6.
20 – Igualmente, os elefantes tailandeses são muito famosos, já que no país existem mais de 5 mil animais. Por outro lado, muitos deles estão domesticados e são usados para atividades domésticas e de trabalho, como apresentações em circos e carregamento de peso. Como resultado, é possível visitar locais especializados no resgate deles. O mais sério e recomendado é o Elephant Nature Park.
21 – A massagem tailandesa é a mais antiga forma de medicina aplicada no país. Ela é super popular e está presente no dia a dia de seus moradores.
22 – Em contrapartida a toda paz interior, a paixão nacional do esporte local é o muay thai, o boxe tailandês.
23 – Maha Vajiralongkorn é desde 2016 o rei da Tailândia, sob o título de Rama 10º. Ele ocupa o trono após 70 anos de reinado de seu falecido pai, o rei Bhumibol Adulyadej, conhecido como Rama 9º.
24 – O antigo monarca era reverenciado pela população local. Tanto que é comum encontrar pelas ruas e dentro dos estabelecimentos não apenas fotos do atual rei, mas também de seu pai.
25 – Por lá é proibido insultar o rei ou qualquer pessoa da família real por conta de uma lei no código penal tailandes, a lesa-majestade. Em outras palavras, quem cometer tal ato poderá ser podendo ser condenado entre 3 e 15 anos de cárcere privado.
26 – Em um Índice de Destinos Globais lançado pela Mastercard e divulgado pela Forbes em 2019, aponta que a cidade de Bangkok foi a mais visitada do mundo em 2018, com 22 milhões de turistas internacionais. Na lista, aparece também o valor médio gasto anual e diariamente por cada visitante, resultando em US 20,03 bilhões por ano e US 184 por dia.
27 – Igualmente o turismo de massa praticado nas praias tailandesas tem deixado rastros por onde passa. Por conta disso, as autoridades locais tiveram que fechar alguns ambientes, para que o impacto ambiental fosse diminuído.
28 – Em épocas normais, a Maya Bay, a famosa ilha em Koh Phi Phi onde foi filmado o filme do Leonardo diCaprio, recebia diariamente mais de 200 barcos com até 10 mil visitantes. Teve de ser fechada durante um tempo para que o ecossistema fosse protegido e a fauna marinha recuperada.
29 – A mais procurada festa da Tailândia é chamada de Full Moon Party e acontece em Koh Phangan, no sul do país. Em cada edição ela chega a reunir mais de 10 mil viajantes de todo o mundo para uma noite de diversas
30 – Os nomes mais comuns da Tailândia são Paveena (feminino) e Kasem (masculino).
31 – O energético mais famoso do mundo possui raízes tailandesa. O Red Bull é baseado no Krating Daeng, uma bebida criada no país.
32 – O filme musical americano “O Rei e Eu”, lançado em 1956 foi proibido na Tailândia. Isso porque o longa mostra a história real de uma professora que chega no país para ensinar os filhos do rei e acaba criando um choque cultural. Considerado como desrespeitoso, já que a personagem central vive um romance com o rei Mongkut, o filme causou polêmica também por conta da forma que o país foi retratado.
33 – Por fim, durante o tsunami ocorrido em 2004, a costa tailandesa foi um dos lugares mais atingidos pelo fenômeno. Acredita-se que foram mortos mais de 8 mil pessoas, entre moradores locais e turistas. Atualmente por lá existem rotas de fuga espalhados pelas cidades litorâneas em caso de uma nova catástrofe.
34 – Confira algumas fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário