Hititas
Os hititas eram um povo indo-europeu que viveram por volta dos séculos XIV-XIII a.C. e que se instalaram na Anatólia central, hoje a Turquia. Eles eram homens fortes, de estatura baixa, com barbas e cabelos longos. A língua deles era indo-europeia e tinha hieróglifos próprios, como os egípcios. Chamavam ao seu país "Terra de Hati" que significava "Terra da cidade de Hatusa", a sua capital, hoje a cidade Borgazköy, na Turquia.
Os hititas realizavam comércio com o Oriente Próximo e eram pioneiros na metalurgia do ferro. Eles inventaram também os "carros de guerra" para três pessoas (um condutor e dois guerreiros). Eram um povo guerreiro e a sua batalha mais famosa foi contra os egípcios, a batalha de Kadesh. Esta batalha é o evento mais famoso da história hitita, quando os hititas atacaram de assalto o exército de Ramsés II do Egito nas proximidades da cidade de Kadesh. A dramática batalha (segundo relatos egípcios, o próprio faraó precisou usar a espada para salvar sua vida) terminou sem vencedores, mas ambos os lados reivindicaram a vitória. A batalha é ricamente detalhada em escrituras egípcias, e a descoberta de fontes hititas, na Turquia, confirmaram o triunfo hitita sobre o Egito.
O Império Hitita governou grande parte da Anatólia e da atual Síria de 1650 aC até cerca de 1200. Mais notavelmente, eles lutaram contra o Egito pelo controle de Canaã em 1274 aC na Batalha de Kadesh perto da agora cidade síria de Homs.
Mas os hititas nunca mais foram tão ao sul, e uma nova pesquisa revela uma das razões: seu império parece ter entrado em colapso rapidamente após uma seca prolongada que deve ter interrompido o principal suprimento de grãos das fazendas hititas na Anatólia central de 1198 a 1196 aC. .
Descobrindo o Egito Antigo
via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário