RORAIMA:
Roraima, o estado mais a norte do Brasil, é conhecido pela Floresta Amazónica. A capital, Boa Vista, na margem oeste de Rio Branco, fica próxima dos parques nacionais da Serra da Mocidade, a sudoeste, e do Monte Roraima, a norte. Com penhascos íngremes e um misterioso cume plano, o Monte Roraima, partilhado com a Venezuela e a Guiana, foi, presumivelmente, a inspiração de Sir Arthur Conan Doyle para "O Mundo Perdido".
Confira algumas curiosidades:
2. Seu nome foi dado por indígenas pemons da Venezuela que utilizaram uma contração de roro (verde) com imã (morro).
3. O Decreto-lei nº 5.812 de 13 de setembro de 1943, desmembrou o estado do Amazonas e criou o Território Federal do Rio Branco. Em 1962, foi denominado como Território Federal de Roraima e elevado à categoria de Estado pela Constituição brasileira de 1988.
4. Tem um fuso horário de menos quatro horas em relação ao Meridiano de Greenwich e menos uma hora em relação à hora oficial do Brasil.
5. A população de Roraima é de cerca de 652.713 habitantes, segundo a estimativa populacional de 2021, realizada pelo IBGE, o que o torna o estado menos populoso do Brasil. No entanto, é um dos que mais recebem migrantes.
6. Roraima é um dos estados brasileiros com maior população indígena. Dados do Conselho Indígena do Estado apontam 53.167 indígenas distribuídos pelas etnias Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Yanomami, Waimiri-Atroari e Wai-Wai, entre outras.
7. A tradição indígena está fortemente presente no folclore e tem grande influência nas áreas de curandeirismo e pajelança.
8. A economia estatal se baseia na agricultura, na pecuária e no extrativismo. Roraima possui o menor PIB do Brasil, o que se deve à grande parte de sua área que constitui território indígena ou de preservação ambiental.
9. Em 1998, uma longa estiagem reduziu a água potável e causou uma epidemia de diarreia que afetou 12 mil pessoas.
10. Em Boa Vista, o Monumento aos Garimpeiros, situado na Praça do Centro Cívico, é o mais famoso da cidade e homenageia todos que contribuíram para o desenvolvimento da região. A Orla Taumanan, localizada às margens do Rio Branco, possui centros de artesanato local, exposição de artes, restaurante de comidas regionais, além de oferecer visão privilegiada do Rio Branco.
11. A Serra do Tepequém é uma antiga área de garimpo de diamantes, e hoje é um dos atrativos mais visitados do estado, pois oferece uma diversidade de cachoeiras, trilhas e exuberante paisagem.
12. O Monte Roraima é um dos lugares mais antigos do planeta e tem sido procurado por diversos turistas de todo o mundo, entre aventureiros, cientistas, biólogos, antropólogos, esotéricos e místicos.
13. Por ter extensas jazidas de ouro, cassiterita e pedras preciosas, suas reservas atraem grande número de garimpeiros clandestinos, que invadem a região e frequentemente entram em conflito com os índios.
14. A dança em Roraima tem sua origem em grupos folclóricos de boi-bumbá e cirandas. Entretanto, são encontrados também grupos de dança clássica e moderna.
15. A gastronomia da região é fruto da miscigenação de várias etnias e costumes. Porém a influência indígena é predominante. Entre seus pratos típicos destacam-se: a paçoca com banana, a caldeirada de peixe, a torta de peixe cascudo, o bolo de macaxeira e a carne de sol desfiada e assada na brasa.
16. Confira algumas fotos:
https://www.instagram.com/p/Cp1ATVUuNGX/...Todas as reações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário