Ficaram conhecidos pelo nome de Batalha dos Guararapes os dois enfrentamentos decisivos entre as forças portuguesas e holandesas pelo controle de boa parte da região nordeste do Brasil. Ocorridas em Abril de 1648 e Fevereiro de 1649, as duas batalhas foram responsáveis pelo fim da ocupação holandesa e a consolidação da soberania portuguesa na área. O nome dos dois episódios faz referência ao local onde ocorreram, o morro dos Guararapes, localizado na actual Jaboatão dos Guararapes, parte do Grande Recife.
A presença holandesa no Brasil foi na verdade parte de um projecto global da Holanda, cujo objectivo era estabelecer as suas duas Companhias das Índias (Ocidentais e Orientais) nas colónias portuguesas. Com a unificação das coroas ibéricas, Portugal envolve-se nas disputas entre Holanda e Espanha, e como elo mais fraco, torna-se um atractivo para as ambições dos capitalistas holandeses. De facto, ao mesmo tempo em que estão no nordeste, os holandeses ocupam o Gana, Angola, os territórios do Golfo da Guiné (actuais Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe), Ceilão e Indonésia. O único posto onde a ocupação não foi bem sucedida foi Macau, na China. No nordeste, o atractivo era a cana-de-açúcar.
Assim, estes territórios todos tiveram que ser reconquistados ou acabaram definitivamente em mãos holandesas. A investida portuguesa reuniu comandantes europeus e combatentes luso-brasileiros, negros e indígenas, que utilizaram o factor surpresa e o conhecimento do território como armas principais, já que eles sofriam constantemente com a desvantagem numérica e bélica.
Em 1648, os holandeses estavam ameaçados nas suas posições, e para reverter a situação, decidem conquistar a região do Cabo, em Pernambuco, indo pelo Recife. Para isso, precisariam atravessar a Estrada da Batalha, onde ficava o morro dos Guararapes.
É exactamente ali que os patriotas (portugueses) preparam uma emboscada. Mais de dois mil combatentes liderados por Francisco Barreto de Menezes vencem os holandeses, em número superior, comandados por Siegmund von Schkoppe, a 19 de Abril de 1648. É a primeira Batalha de Guararapes.
No dia 19 de Fevereiro de 1649, estas duas forças voltam a enfrentar-se no mesmo local, na chamada segunda Batalha de Guararapes. Novamente, apesar da vantagem, os holandeses saem derrotados, além de perderem o seu comandante, Johan van den Brinken.
As derrotas sofridas pelos holandeses obrigariam, seis anos mais tarde, a que eles abandonassem o Brasil. Dentro da historiografia brasileira, Guararapes é celebrada como o momento em que os habitantes da América portuguesa ajudaram a moldar aquilo que se tornaria a identidade brasileira, pois, pela primeira vez, os principais grupos étnicos do futuro país uniram-se para não permitir a fragmentação do território.
:
Fontes: Infoescola
wikipedia (imagens)
Nenhum comentário:
Postar um comentário