sexta-feira, 5 de maio de 2023

Þrídrangar, construído em 1939: é o farol mais isolado do mundo !!!

 

Þrídrangar, construído em 1939: é o farol mais isolado do mundo !!!
O Farol mais isolado do mundo fica em pico de ilha e foi construído "na raça" ...
Os islandeses tiveram que navegar até o rochedo e escalá-lo. Na raça. "Reunimos montanhistas experientes, todos das Ilhas Westman", contou o projetista-chefe do farol ao jornal "Morgunbladid".
Imagine como era estar em um farol como Thridrangar décadas atrás, tendo o frio da Islândia em seu rosto e a responsabilidade de manter uma luz acesa para que navios não arrebentassem nas pedras do distante e tenebroso arquipélago de Vestmannaeyjar.
(Veja outras fotos nos comentários).
A região é onde, no passado, erupções vulcânicas fizeram surgir algumas formações de pedra no meio do mar, transformando-as em armadilhas para os viajantes contemporâneos. Um erro e suas embarcações se chocariam contra os paredões levando carga e tripulação para a companhia dos peixes.
A função do farol de Thridrangar (que significa “três pilares de rocha”) é exatamente garantir que acidentes não aconteçam. Só que, como é que construíram um farol no meio do nada? Praticamente encaixado como uma peça de um jogo de montar, o farol está a 40 metros da superfície, única construção – descontando uma área cimentada para o pouso dos helicópteros – de uma pilastra fina de pedra que embora possa ser considerada uma ilha não tem habitantes ou vegetação. Pedra e apenas pedra compõe o cenário.
É literalmente o fim do mundo, o lugar mais isolado de todos ou, como dizem, ‘a casa de todos os sonhos e da maioria dos pesadelos”.
Mas como é que o Farol de Thridrangar foi construído? Com as obras iniciadas em 1939 os recursos tecnológicos disponíveis na Islândia não eram assim, tão avançados. Então a solução foi construir na base do trabalho árduo mesmo.
Foram recrutados montanhistas entre os mais experientes escaladores das Ilhas Westmann, onde Thridrangar se localiza. E estes levaram, literalmente, pedras e ferramentas nas costas para o topo. E se algum deles não conseguiu subir, simplesmente não sabemos. Mas a obra está lá.
Depois de muito trabalho árduo e de material puxado penhasco acima, a construção ficou pronta em 1942, bem no meio da Segunda Guerra Mundial. Aliás, os efeitos da guerra ajudaram a Islândia a declarar independência da Dinamarca em 1944, mas essa é outra história.
É muito difícil se acessar o farol e só se chega lá de helicóptero. A boa notícia é que hoje ele é automatizado. Ou seja, funciona sem a necessidade de um faroleiro por lá permanentemente.
Mas é certo que as lembranças tenebrosas de tempestades no mar e ondas imensas estourando no penhasco ainda devem residir dentro das pequenas paredes do farol.

FONTE :
Grupo: Divulgação de fatos e conhecimentos: ciências e afins.
via facebook

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