terça-feira, 6 de junho de 2023

Espécies de urubus e condores na América

 

Espécies de urubus e condores na América! Os urubus e condores compõem a família de aves Cathartidae, que está distribuída exclusivamente por todo o continente americano. Popularmente, podem ser chamados "abutres do Novo Mundo", entretanto não são aparentados com os abutres verdadeiros e as similaridades são atribuídas à evolução convergente devido aos hábitos alimentares necrófagos. Ocupam uma enorme variedade de habitats, desde os Andes às regiões tropicais e semitropicais da América Latina e também na América do Norte. No Brasil 🇧🇷, é chamado de "urubu", palavra de origem no vocábulo tupi uru'bu (ave preta).
.
Os urubus possuem um papel fundamental na manutenção de ecossistemas saudáveis. Por causa de sua dieta necrófaga (de comer animais mortos), são verdadeiros “faxineiros alados”, mantendo os ecossistemas limpos, sendo responsáveis pela remoção de carcaças. Com isso, eles ainda evitam a propagação de doenças e bactérias que poderiam adoecer ou matar outros animais, inclusive o homem. Estudos apontam que muitas das carcaças consumidas pelos urubus contêm toxinas botulínicas, antraz, raiva e cólera. Em áreas onde não há urubus, as carcaças levam até três ou quatro vezes mais tempo para se decompor.
.
No Brasil 🇧🇷 , é possível encontrar o urubu-de-cabeça-preta – o mais comum e urbano de todos, que utiliza estruturas de prédios para fazer seus ninhos - o urubu-de-cabeça-vermelha, urubu-menor-de-cabeça-amarela e o urubu-rei, que estão distribuídos por todo o País. Já o urubu-maior-de-cabeça-amarela (também chamado de urubu-da-mata) é endêmico da Região Amazônica. Os urubus passam várias horas do dia planando, usam as correntes de ar quente para planar por horas, gastando o mínimo de energia. Eles fazem movimentos ascendentes em espiral em largos círculos e voam dezenas de quilômetros atrás de alimento. Arte: @serpenillus

Nenhum comentário:

Postar um comentário