domingo, 2 de julho de 2023

A INVENÇÃO DO AVIÃO

 


O grego Arquitas de Tarento tem a fama de ter projetado há mais de 2.400 anos o primeiro dispositivo voador artificial, um modelo em forma de pássaro possivelmente auto propulsionado por um jato de vapor.
No século XV, Leonardo da Vinci apresentou vários projetos para construção de máquinas voadoras, algumas inspiradas nas asas de aves e morcegos. As ideias de Leonardo da Vinci não saíram do papel, mas a partir do século XIX há registros dos primeiros voos planados.
O avião difere de um planador por ser impulsionado para a frente pelo empuxo de um motor ou hélice. Foi em 1799 que o inglês George Cayley estabeleceu o conceito do avião moderno como uma máquina voadora de asa fixa com sistemas separados para sustentação, propulsão e controle. Cayley foi um pioneiro da engenharia aeronáutica e às vezes é referido como "o pai da aviação". Ele identificou as quatro forças que atuam em um veículo voador mais pesado que o ar: (1) - peso, (2) - sustentação, (3) arrasto e (4) - empuxo. O design dos aviões modernos é baseado nessas descobertas e na importância das asas arqueadas, também propostas por Cayley. Um limitante era o peso do motor!
Em 1886, o francês Clement Ader construiu uma máquina voadora, chamada Éole com um motor leve a vapor. Ader realizou o voo da primeira máquina motorizada mais pesada que o ar em 1890. No entanto, não costuma-se atribuir a ele o primeiro voo por se desconhecer a capacidade de controle e estabilidade de sua máquina no ar.
Os irmãos Wright (Orville e Wilbur) construíram uma aeronave com um motor de combustão interna movido à gasolina, similar ao usado nos automóveis - ver https://url.gratis/dSltc4 . Para gerar empuxo, eles usaram hélices na parte traseira da aeronave. Em 17 de dezembro de 1903 a máquina dos irmãos Wrigth, chamada Wright Flyer, realizou um voo controlado e sustentável em Kitty Hawk, na Carolina do Norte, descendo ao solo sem danos.
O brasileiro Alberto Santos-Dumont projetou um biplano (asas com duas superfícies de sustentação paralelas) movido por um motor Antoinette (com 8 cilindros em "V", refrigerado a líquido) situado na extremidade traseira da fuselagem. Em 23 de outubro de 1906, em Paris, a aeronave de Santos-Dumont, chamada 14 bis, alçou voo por 60 metros a uma altura de 4 metros.
CONTROVÉRSIA
Principalmente no Brasil, mas também na Europa, muitos mencionam que o primeiro voo motorizado mais pesado que o ar foi realizado por Santos Dumont. A alegação é que não houve testemunhas do feito dos irmãos Wrights (embora haja registro fotográfico) e que não foi um evento público. Já o voo de Santos Dumont foi certificado pelo “Aero Club de France e pela Fédération Aéronautique Internationale”. Para a ciência pouco importa! Na realidade, o avião com motor foi concebido por George Cayley e tanto Santos-Dumont como os irmãos Wright e todos os seus antecessores e predecessores foram fundamentais para que humanos e cargas se desloquem hoje de um continente a outro, em questões de horas!

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