sexta-feira, 28 de julho de 2023

O piloto brasileiro Tenente Canário e o inacreditável vôo com apenas uma asa intacta

 

Tenente Canário e o inacreditável vôo com apenas uma asa intacta:
As nove horas da manhã do dia 27 de janeiro de 1945, um jovem tenente de apenas 20 anos de idade, Raymundo da Costa Canário, decolou no seu P-47 Thunderbolt, co o objetivo de destruir o maior número de tanques alemães Tiger I (o mais avançado nessa época).
Conseguiu destruir três tanques, mas devido ao mal tempo e voando baixo, acabou por atingir a chaminé de uma fábrica, perdendo quase dois metros da asa direita. Canário, no entanto, com muito custo e exímia habilidade, conseguiu levar seu P-47 de volta pra base, pousando a aeronave em segurança.
De fato, o P-47, mais tarde, seria reconhecido mundialmente como uma aeronave extremamente robusta, resistente e confiável. Mas, naquele dia, esse não era o único diferencial: a habilidade e a confiança de um jovem aviador (e talvez um pouco da teimosia brasileira!) é que levaram tanto aeronave como seu piloto de volta pra casa, são e salvos.
O lendário P-47 de uma asa só foi consertado, e ainda voou por mais 50 missões na Segunda Guerra. Hoje se encontra no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro, com a identificação de D-5.

FONTE : História e cultura no mundo
via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário