sábado, 8 de julho de 2023

ORIGEM DO NOME BRASIL

 

ORIGEM DO NOME BRASIL
Em 1500 quando viajantes portugueses avistaram terra firme, foi pensado ser a descoberta de mais uma ilha, entretanto, em poucos momentos, descobriram o que eram terras de proporções continentais, com faunas e povos desconhecidos, alem de uma terra rica, e quase, inexplorada. Iniciava então e procura de um nome pro lugar.
A incerteza inicial a respeito do tamanho gerou, a principio a primeira nomenclatura das terras, que foram intituladas de ‘’ilha de vera cruz’’, esse primeiro nome havia sido dado por Pedro Álvares Cabral assim que chegou naquela parte da America. Após algumas explorações mais aprofundadas na região, uma expedição liderada por Gonçalo Coelho, teve uma melhor noção das terras que haviam sido encontradas. A partir dessa exploração, nomes como Terra dos Papagaios e Terra de Santa Cruz foram usados, e esse ultimo fora escolhido pelo próprio rei D. Emanuel de Portugal.
Uma grande confusão acabou ocorrendo quando as cartas de Pero Vaz de Caminha começaram a chegar a Portugal, pois o mesmo, usava nomenclaturas diferentes para definir o mesmo território, como Terra de Vera Cruz e Ilha de Vera Cruz. A falta de conhecimento europeu sobre as terras encontradas fez com que durante certo tempo as terras tivessem essas nomenclaturas variadas.
Após determinado período na região, iniciou-se a exploração do chamado pau-brasil. A arvore recebera o nome baseado em uma outra arvore de origem asiática, onde a palavra o corante extraído era conhecido como brasilina. Após ver a abundancia na mesma e o lugar ficar conhecido pela alta extração da arvore, a palavra Brasil acabou fixando-se no imaginário dos viajantes, sendo aderido para referir-se ao local onde se explorava o pau-brasil.
Existe também uma teoria, que é menos aceita e difundida em meios acadêmicos, que trata o nome Brasil de uma influencia irlandesa, que durante a idade média possuíam em seu folclore uma ilha imaginaria chamada Brazil. Poemas e canções medievais contavam sobre tal ilha, que foi ate mesmo representada em mapas da época, embora nunca tenha sido de facto comprovada a existência da mesma. Alguns historiadores do inicio do Século XX como Adolfo Varnhagen e Capistrano de Abreu defenderam a tese que essa lenda havia inspirado a nomeação das terras de Brasil.

por Manuel Beninger via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário