segunda-feira, 10 de julho de 2023

REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL

 


Como sabemos, a América do Sul é uma região marcada por uma grande diversidade geográfica e cultural. Por isso mesmo, o "Cone-Sul" é dividido em quatro distintas sub-regiões: América Andina, a América Platina, o Brasil e as Guianas.
1️⃣ América Andina: trata-se de um conjunto de países localizados na parte ocidental da América do Sul, ao longo da cordilheira dos Andes. Essa região é conhecida por sua paisagem montanhosa deslumbrante, com picos nevados, vulcões ativos e vales profundos. Países como Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile compõem essa sub-região. Os Andes fornecem recursos naturais valiosos, como minerais, e são o lar de uma rica diversidade de flora e fauna.
2️⃣ América Platina: região que abrange principalmente a Argentina, o Uruguai e o Paraguai na bacia do Rio da Prata. Essa sub-região é marcada por vastas planícies, como a famosa Pampa Argentina, conhecida por suas extensas áreas agrícolas. Além disso, encontramos as majestosas Cataratas do Iguaçu, um espetáculo natural compartilhado entre Brasil, Argentina e Paraguai.
3️⃣ Brasil: o maior país da América do Sul é uma sub-região em si mesmo e possui uma imensa diversidade geográfica. No Brasil está localizada grande parte da maior floresta tropical do mundo: a Amazônica - o maior bioma tropical do mundo, cheio de biodiversidade e tesouros naturais. No centro-oeste, o Pantanal, uma das maiores áreas úmidas do planeta, abriga uma rica variedade de animais. Além disso, o litoral brasileiro estende-se por mais de 7.000 km, oferecendo praias deslumbrantes e uma cultura litorânea vibrante.
4️⃣ Guianas: sub-região composta por Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Esses países têm uma herança colonial europeia e apresentam uma combinação única de culturas. As florestas tropicais cobrem grande parte dessa região, oferecendo uma incrível biodiversidade e paisagens deslumbrantes.
Apoie o nosso trabalho.

FONTE: geografiasmemoraveis@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário