sexta-feira, 25 de agosto de 2023

A INVENÇÃO DA LÂMINA DE BARBEAR

 



Em 1901, um homem chamado King Camp Gillette solicitou a patente da navalha que havia inventado.

King era então vendedor da Crown Cork & Seal Company, que fabricava caixas de metal para embalar uma variedade de produtos.
A Crown também fabricava bonés descartáveis.
King percebeu que, para um produto descartável que os clientes nunca acabariam e ao qual sempre voltariam, ele decidiu fazer uma lâmina de barbear.
Lâminas de barbear já foram feitas antes, mas suas navalhas não eram muito úteis porque eram feitas batendo metal.
King desenvolveu a navalha e o cabo com seus parceiros de engenharia e recebeu a patente 3 anos depois (1904).
Iniciou a produção em 1903 e vendeu 51 aparelhos de barbear e 168 aparelhos de barbear.
Uma lâmina de barbear custava US$ 5 naquela época (US$ 146 em 2019).
Isso era metade do salário semanal, mas ele ficou com ele.
No segundo ano, após a obtenção da patente, foram vendidas 90.884 máquinas de barbear e 123.648 máquinas de barbear.
Em 1908, instalações de produção foram abertas no Canadá e na Europa.
Em 1921, a patente expirou, mas a empresa continuou a ser o maior fabricante do mundo através do desenvolvimento contínuo de produtos. Hoje, o nome de seu fundador passou a ser o nome do produto (navalha).
A empresa foi adquirida pela Procter & Gamble por US$ 57 bilhões em 2005 e hoje (2019) detém 65% do mercado mundial.

 

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