quinta-feira, 12 de outubro de 2023

115 ANOS DE CARTOLA

 

115 anos de Cartola!
Agenor de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro no dia 11 de outubro de 1908. Além de cantor, foi compositor, poeta e violinista. É considerado por muitos o maior sambista da música brasileira e é compositor de sucessos como "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho" e "Preciso Me Encontrar".
Aprendeu a tocar violão com o pai quando ainda era criança. Dificuldades financeiras fizeram com que a família se mudasse para o Morro da Mangueira, o que aumentou ainda mais o interesse de Cartola pela música.
Após a morte da mãe, abandonou os estudos e começou a trabalhar como servente de obra e passou a usar um chapéu-coco para se proteger do cimento que caía - assim surgiu o apelido Cartola.
Com um grupo de amigos do Morro da Mangueira criou o "Bloco dos Arengueiros", em 1923. Alguns anos mais tarde, fundaram a Estação Primeira de Mangueira. Cartola compôs o primeiro samba enredo da escola, além de suas composições serem cantadas por vozes como Araci de Almeida e Carmen Miranda.
O compositor gravou quatro álbuns solo durante a carreira, no entanto, a primeira gravação ocorreu em 1974 quando já tinha 66 anos.
Cód: BR_SP_APESP_MOV_ICO_AMP_032_081

FONTE: ARQUIVO PUBLICO DE SÃO PAULO
via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário