sexta-feira, 27 de outubro de 2023

A GUERRA MAIS LONGA DA HUMANIDADE...

 

A GUERRA MAIS LONGA.
⚜️Permaneceu por 720 anos entre Pérsia e Roma (e sua encarnação Bizâncio).
Roma não era a única superpotência incontestável da época.
Era um mundo tripolar com o segundo e o terceiro império persa, assim como a dinastia chinesa Han, sendo os outros pilares da superpotência.
O Irã interrompeu a expansão oriental de Roma (enquanto Roma interrompeu a expansão persa ocidental) através de um conflito quase milenar que deixou tanto o Irã quanto Roma / Bizâncio tão fracos que sucumbiram à invasão islâmica do século VII.
Os catafractos persas. Estes foram os primeiros cavaleiros blindados da história e a ruína das legiões de Roma:
A guerra não se restringia à disputa territorial ou conflitos nas fronteiras, mas diversos aspectos quem incluíam a religiosidade.
A incessante luta contra os persas ajudou a fragilizar o Império Romano do Ocidente, que acabou ruindo sem conseguir conter outros invasores, mas os conflitos continuaram por parte do Império Bizantino, sucedâneo do Império Romano do Oriente.
A continuidade dessa guerra acabou também prejudicando os persas, que também tiveram que lidar com novos adversários e acabaram sendo derrotados pelos árabes muçulmanos.
As pessoas ficam confusas sobre persa / iraniana. "Pérsia" é o que o Ocidente chamou de Irã, através dos antigos gregos, já que a casa dos primeiros imperadores do Irã, Ciro, o Grande e seus sucessores, estava em Pars (ou Fars), no sul do Irã, e o idioma (e etnia) do maior grupo de iranianos é o persa (como "britânico" vs "inglês").
Os iranianos nunca chamaram seu país de Pérsia.
Foi referido como Aryanem-Veija (a expansão ariana) em persa antigo, Eiran-Shahr (terra dos arianos) em persa médio e Irã em persa moderno nos últimos mil anos.
Em 1935, o governo do Irã solicitou que a comunidade internacional respeitasse o verdadeiro nome do país.

FONTE :


Nenhum comentário:

Postar um comentário