domingo, 22 de outubro de 2023

QUEM FORAM OS GUERRREIROS SAMURAIS ?

 



OS GUERREIROS SAMURAIS

Os guerreiros samurais foram uma classe social de elite que dominou o Japão feudal por quase oito séculos, desde o século X até o século XIX. Eles eram leais aos seus senhores, os daimyos (grandes proprietários de terras) e aos xoguns (governantes militares), e seguiam um rigoroso código de conduta chamado bushido (o caminho do guerreiro), que valorizava a honra, a disciplina, a coragem e o sacrifício.
O professor Jkg, conta que os samurais surgiram no século X, como servidores civis do império japonês, encarregados de cobrar impostos e administrar as terras. Com o enfraquecimento do poder central e o aumento dos conflitos entre os clãs, os samurais passaram a exercer funções militares, tornando-se soldados profissionais e especializados no uso do arco e da espada. Eles usavam armaduras elaboradas e capacetes ornamentados chamados kabuto, que os identificavam e os protegiam dos golpes dos inimigos.
No século XII, os samurais alcançaram o poder político, com a fundação do primeiro xogunato por Minamoto no Yoritomo, que derrotou o clã rival Taira na guerra Genpei. Os xoguns governaram o Japão até 1867, com o apoio dos samurais, que formavam a classe dominante da sociedade. Os samurais participaram de diversas guerras civis, como as guerras Nanboku-chō e Ōnin, que dividiram o país em vários domínios feudais. Eles também enfrentaram as invasões mongóis nos séculos XIII e XIV, que foram repelidas com a ajuda de tufões chamados kamikaze (vento divino).
Os samurais desenvolveram uma cultura refinada e sofisticada, influenciada pelo budismo zen, pelo confucionismo e pelo taoísmo. Eles praticavam artes marciais como o kenjutsu (a arte da espada), o kyūdō (o arco e flecha) e o jūjutsu (a luta corporal), além de artes como a caligrafia, a pintura, a poesia e a cerimônia do chá. Eles também estudavam filosofia, história, literatura e ética.
O samurai mais famoso da história foi Miyamoto Musashi (1584-1645), um ronin (samurai sem senhor) que venceu mais de 60 duelos e escreveu o livro O Livro dos Cinco Anéis, sobre estratégia e sabedoria. Outros samurais famosos foram Tomoe Gozen (1157-1247), uma das poucas mulheres samurais da história; Takeda Shingen (1521-1573), um brilhante líder militar; Oda Nobunaga (1534-1582), um ambicioso unificador do Japão; Toyotomi Hideyoshi (1537-1598), um humilde camponês que se tornou xogun; Tokugawa Ieyasu (1543-1616), o fundador do último xogunato; e Saigō Takamori (1828-1877), o líder da rebelião de Satsuma.
A era dos samurais terminou em 1868, com a restauração Meiji, que devolveu o poder ao imperador e modernizou o Japão. Os samurais perderam seus privilégios e foram proibidos de usar espadas em público. Alguns se rebelaram contra o novo governo, mas foram derrotados pelo exército imperial. Outros se adaptaram à nova sociedade, tornando-se políticos, empresários, professores ou escritores. O legado dos samurais permanece vivo na cultura japonesa, como um símbolo de honra, bravura e lealdade.

FONTE:

Filosofia de João Kiluange Ganga no Internato Santa Ana

VIA FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário