domingo, 17 de dezembro de 2023
O VERDADEIRO BANDEIRANTE
quinta-feira, 14 de dezembro de 2023
𝐎𝐒 𝐓𝐔𝐀𝐑𝐄𝐆𝐔𝐄𝐒: Quem são ?
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
A FAMOSA VIA APIA - Roma Antiga
Homo Erectus
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
ISLÂNDIA
Cometa Halley começa sua jornada de volta à Terra neste sábado
O cometa Halley passa pela Terra a caminho do Sol a cada 76 anos, aproximadamente. A última vez em que isso aconteceu foi em fevereiro de 1986, causando uma grande procura por binóculos e telescópios. Segundo os astrônomos, ele alcançará seu ponto mais próximo do Sol novamente em 28 de julho de 2061.
Durante grande parte da história, a natureza dos cometas era um mistério. O Halley é considerado o cometa mais famoso, pois foi por sua causa que sabemos que esses objetos orbitam o Sol. A descoberta foi feita pelo astrônomo inglês Edmond Halley (1656-1742).
Em 1705, Halley usou as teorias da gravitação e dos movimentos planetários de Isaac Newton para calcular as órbitas de vários cometas. Ele encontrou semelhanças nas órbitas de cometas brilhantes relatadas em 1531, 1607 e 1682 e sugeriu que tratava-se, na verdade, de um único objeto fazendo viagens de retorno. Halley previu corretamente que o cometa retornaria em 1758. Assim, o primeiro cometa "periódico" conhecido da história foi mais tarde nomeado em sua homenagem.
Grandes navegadores da antiguidade, os fenícios eram a força predominante ao seu tempo
Como os fenícios se tornaram grandes navegadores
Nesse meio tempo, conseguiram desenvolver habilidades de navegação e construção naval mais avançadas que as de todas as culturas que cercam o Mediterrâneo.
Assim, perto do fim da era do bronze (cerca 1300-700 a.C) quando os egípcios ainda não eram um povo marítimo, e as civilizações grega e hebraica ainda não tinham se desenvolvido até o ponto em que poderiam fazer extensas viagens marítimas, eram eles que dominavam o mar.
A princípio, navegaram por todo o Mediterrâneo. Além disso, viajaram para fora do Estreito de Gibraltar, no Atlântico, onde estabeleceram colônias na Península Ibérica. Fizeram, igualmente, extensas viagens ao longo da costa da África.
Atualmente, encontros de naufrágios confirmam a excelência dos barcos fenícios.
A navegação fenícia
Entretanto, não conheciam a bússola ou qualquer outro instrumento de navegação. Baseavam-se, sobretudo, em características naturais do litoral. Além disso, usavam as estrelas, o sol, os marcos da costa, a direção dos ventos enquanto contavam com a experiência do capitão sobre as marés, correntes e ventos da rota.
CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA VIA :
https://marsemfim.com.br/os-fenicios-grandes-navegadores-da-antiguidade/?