quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Homo Erectus

 

Homo Erectus
Recriação de uma fêmea Homo Erectus que viveu 2 milhões de anos atrás, em um museu em Leiden, Holanda.
O extinto Homo Erectus humano antigo é uma espécie de pioneiros. Foi o primeiro de nossos parentes a ter proporções corporais semelhantes aos humanos, com braços mais curtos e pernas mais longas em relação ao torso. Foi também o primeiro hominídeo conhecido a migrar da África e, possivelmente, o primeiro a cozinhar.
Em termos de sobrevivência das espécies, o Homo erectus é uma história de enorme sucesso. Evidências fósseis de H. Erectus se estendem por mais de 1,5 milhão de anos, tornando-o de longe o mais longo sobrevivente de todos os nossos parentes humanos.
Compare isso com nossa própria espécie, Homo sapiens, que existe há talvez 400.000 anos até agora, e começamos a apreciar sua capacidade de sobreviver por um longo período marcado por muitas mudanças no ambiente e no clima.
H. Erectus também foi a espécie mais difundida geograficamente, além de H. sapiens. O Homo erectus apareceu na África há cerca de dois milhões de anos, evoluindo de uma forma tardia de australopiteco ou de uma das formas mais primitivas de Homo, e se espalhou por muitas partes da Ásia.
Os cientistas discordam sobre como o Homo erectus e o H. sapiens se relacionam, mas a maioria concorda que o H. Erectus pode ser chamado de ancestral dos humanos modernos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário