Em dezembro de 1984, um cardume de 3.000 baleias beluga ficou preso no gelo no Mar de Chukchi, perto da Rússia. As baleias estavam confinadas a pequenas piscinas de águas abertas cercadas por gelo espesso e intransponível de até 3 metros de espessura em algumas áreas.
Sem acesso a áreas mais amplas do oceano, as baleias tinham dificuldade para respirar e corriam risco de morte. Um quebra-gelo chamado Almirante Makarov, equipado com um casco quebra-gelo especialmente reforçado, foi trazido para ajudar a resgatá-los. O navio tentou guiar as baleias para um local seguro quebrando o gelo, mas as belugas inicialmente se recusaram a segui-las.
Quando a tripulação começou a tocar música clássica como a de Tchaikovsky nos alto-falantes do navio, as baleias finalmente começaram a seguir Makarov através do estreito canal de mar aberto. Isto permitiu que 2.000 baleias alcançassem o oceano descongelado após uma viagem de cerca de 160 quilômetros.
A bem-sucedida operação de resgate durou vários dias e mais tarde foi chamada de "Operação Beluga". Foi um projeto enorme envolvendo muitos países, incluindo a União Soviética, os Estados Unidos, o Canadá e o Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário