Confira algumas Curiosidades:
1- Devido à forte crise econômica que assolou a Itália no século XIX, muitos cidadãos italianos viam na imigração para o Brasil a esperança de viver em melhor situação.
2- De acordo com historiadores, a maioria dos imigrantes italianos têm origem das regiões da Itália Setentrional (Norte) - principalmente a região do Vêneto e a da Itália Meridional (Sul) - principalmente a região da Calábria.
3- A travessia do Oceano Atlântico era realizada na terceira classe dos navios que saíam, principalmente, do porto de Gênova. As condições da viagem eram precárias e podia durar até 40 dias.
4- Os navios que chegavam da Itália vinham não somente com trabalhadores, mas construtores também, que traziam consigo os ideais arquitetônicos italianos: casinhas estreitas, feitas de pedra ou madeira. Esse estilo de arquitetura é bastante presente no Sul do Brasil, principalmente.
5- A maior parte dos italianos que chegaram ao Brasil tinham o estado de São Paulo como principal destino. Os imigrantes também se estabeleceram em outros estados do país, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo, principalmente.
6- Ao chegar, os italianos perceberam que as promessas de comida farta e dinheiro fácil eram mentiras: havia muito trabalho a ser feito, mas as condições oferecidas para sobrevivência eram precárias.
Em algumas regiões, cada família recebia um lote cedido pelo governo, os terrenos precisavam ser desmatados e, na maior parte das vezes, não havia estradas nessas localidades. No estado de São Paulo, por exemplo, eles não recebiam lotes de terra, eles trabalhavam na propriedade de grandes fazendeiros ou proprietários de terra, principalmente nas áreas de cultivo de café.
7- Uma vez estabelecidos, os italianos iniciaram o plantio e cultivo da uva para a produção de vinho, grande parte da economia atual de cidades da Serra Gaúcha como Bento Gonçalves e Garibaldi.
Além da agricultura, o ramo de prestação de serviços, comércio e indústria também se destacou. Um grande exemplo são os irmãos Matarazzo, fundadores das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, o maior complexo industrial da América Latina no início do século XX, com sede em São Paulo.
8- De acordo com dados estimados da Embaixada da Itália no Brasil, vivem no país cerca de 25 milhões de descendentes de italianos, sendo que grande parte concentrada nas regiões sul e sudeste. Entre os séculos XIX e XX, cerca de 1,5 milhão de imigrantes italianos vieram residir no Brasil.
9- Na década de 20, o ditador Benito Mussolini assumiu o governo italiano instituindo um regime totalitarista e nacionalista, que consequentemente, controlou o êxodo do país europeu.
A imigração reduziu a quase zero após a declaração de guerra entre Brasil e Itália, que apesar de estar em conflito, o país europeu estava recuperando-se financeiramente.
10- Uma das tradições mantidas pelos italianos aqui no Brasil é o famoso “tchau”, que tem origem da palavra “Ciao”, utilizada na Itália como uma saudação informal. Outras palavras de origem italiana são: alarme, artesão, banquete, cascata, festim, gazeta, maestro, máfia, panetone, polenta, soneto, trampolim e violino. E ainda temos o “Talian”, uma língua reconhecida oficialmente no Brasil, que é muito falada em colônias italianas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
11- Outra curiosidade sobre a imigração italiana, que temos como herança é a culinária. Pratos comuns como: Pizza, Ravioli, Lasagna, Risotto, Bucatini all'amatriciana, Arancino, Bistecca alla Fiorentina, Polpettone.
12- No futebol brasileiro também há um pouco dos imigrantes italianos que se estabeleceram aqui. Como é o caso do time do Palmeiras, antes chamado Palestra Itália. O qual teve o nome original proibido à época, obrigando a mudança.
Tal fato se deu em decorrência da origem do time. Criado na tentativa de unificar os imigrantes italianos que viviam em São Paulo. No entanto, durante a ditadura Vargas, após declaração de guerra à Itália no contexto da 2ª Guerra Mundial, foi criminalizada qualquer manifestação cultural italiana no país.
13- Confira mais:
_____________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário