Se existe um lugar no mundo que me causa questionamentos é Nan Madol.
Nan Madol está localizado em uma ilha remota chamada Pohnpei, na Micronésia, no Oceano Pacífico. É uma cidade de pedra construída sobre uma série de ilhotas artificiais interconectadas por canais. Sua construção remonta ao século VIII d.C., feita pela civilização Saudeleur, e serviu como a capital do Reino de Pohnpei.
A civilização Saudeleur foi uma antiga cultura que floresceu na região da Micronésia, especificamente na ilha de Pohnpei. A Micronésia é composta por uma vasta área geográfica que abrange MILHARES de ilhas espalhadas pelo Oceano Pacífico. Perto do resto do mundo podemos dizer que eram ISOLADOS. Certo?
(Se alguém vier falar que é et eu choro)
Nan Madol, era uma cidade única e complexa feita inteiramente de basalto empilhado. Eles conseguiram transportar e empilhar colunas de basalto maciças, algumas pesando até 50 toneladas, sem o uso de ferramentas de metal ou tecnologia moderna.
A cidade é composta por cerca de 92 ilhas artificiais feitas de basalto empilhado, formando plataformas e estruturas que serviam como residências, templos e sepulturas para a elite Saudeleur. Os canais entre as ilhotas eram navegáveis e serviam como vias para transporte e comércio.
A construção de Nan Madol é uma proeza impressionante de engenharia para sua época. Não está claro como os Saudeleurs conseguiram transportar e empilhar as gigantescas colunas de basalto, algumas das quais pesam até 50 toneladas, sem o uso de roldanas ou outros dispositivos de elevação.
O basalto é uma rocha de origem vulcânica que se forma a partir do resfriamento rápido do magma basáltico. Quando o magma é expelido durante uma erupção vulcânica e entra em contato com a atmosfera ou com a água, ele se resfria rapidamente, formando uma rocha sólida de basalto. O basalto é considerado uma rocha dura e resistente, o que significa que não é fácil de cortar. Geralmente são necessárias ferramentas especializadas, como martelos pneumáticos, serras de diamante ou equipamentos de perfuração, para cortar e dar forma ao basalto devido à sua densidade e resistência.
Sem falar que o basalto utilizado na construção de Nan Madol foi extraído de uma pedreira localizada a cerca de 1,5 km de distância do local.
A questão de como os blocos de basalto foram transportados para a cidade sem o uso de rodas ou animais de carga ainda é um mistério.
Os historiadores e arqueólogos têm diversas teorias sobre como as pedras foram transportadas e empilhadas em Nan Madol pelos antigos Saudeleurs. No entanto, ainda não há consenso sobre o método exato utilizado. Algumas das teorias propostas incluem:
Flutuação em Balsas, arrasto e Rolamento, Utilização de Pessoas e Técnicas de Alavancagem. Mac como tudo isso era organizado de verdade, não existe um consenso.
O fim de Nan Madol?
O propósito exato de Nan Madol e os motivos por trás de seu abandono permanecem obscuros e sim: Toda essa cidade foi simplesmente ABANDONADA.
Alguns acreditam que era um centro cerimonial e político, enquanto outros sugerem que era um local de culto ou até mesmo um lugar de refúgio durante tempos de guerra. O declínio da cidade também é envolto em mistério, com várias teorias apontando para desastres naturais, mudanças políticas ou declínio econômico como possíveis causas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário