Os antigos Celtas.
Os antigos celtas eram vários grupos tribais que viveram em regiões da Europa Central e Ocidental no final da Idade do Bronze e durante a Idade do Ferro (c. 700 a. C. 400 d. C. ). Tardios , pois o ferro foi inventado em 1200 AC .
Assim nomeados pelos escritores do passado, estas tribos e suas culturas migraram e se estabeleceram em diferentes territórios, desde Portugal para a Turquia.
Embora a cultura celta tenha sido absorvida pelo Império Romano a partir do século ID. C. , o povo celta continuou a prosperar em zonas remotas da Europa, como a Irlanda e o norte das Ilhas Britânicas, onde ainda se falam as línguas celtas.
O termo ́celtas ́, cunhado pelos escritores da antiguidade, é normalmente utilizado para se referir aos povos que viveram na Europa da Idade do Ferro antes da conquista romana, em regiões a norte do Mediterrâneo.
No entanto, a etiqueta é problemática. Isto porque esses povos não faziam parte de um estado unificado, mas pertenciam a uma multidão de tribos que, na sua maioria, não mantinham contacto directo entre si.
A designação ainda é útil pela sua conveniência, mas mascara as complexas relações que existiam entre as diferentes tribos do centro e ocidente da Europa, a sobreposição em tempo e espaço de algumas características culturais e o isolamento e carácter único de outras qualidades semelhantes. A Idade do Ferro europeia foi sem dúvida um período cultural de vibrante interacção cultural, relações comerciais, guerras e migrações.
A maioria dos pesquisadores concorda que as origens da cultura celta podem ser rastreadas até chegar a três grupos culturais mais antigos, sobrepostos e intimamente relacionados.
O primeiro destes é a cultura de Urnfield da Idade do Bronze tardia, localizada nos arredores do alto Danúbio desde c. 1300 a. C.
Seu nome deriva da prática comum de usar urnas para guardar e enterrar os restos incinerados dos mortos. Estas pessoas permanecem no escuro por falta de provas arqueológicas. Desde o início do primeiro milênio para. C. , entre os seus séculos I a III, espalhou-se pela Europa a tecnologia da transformação do ferro.
Como consequência, o ferro substituiu o bronze e tornou-se o metal preferencial para a elaboração de armas e ferramentas mais fortes e duradouras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário