A batata , tornou-se um elemento básico e fundamental da nossa cozinha diária. É um alimento com muitas propriedades alimentares, mas o que mais se destaca nela é a sua grande versatilidade. Com ela podemos preparar uma ampla variedade de pratos, sejam frios ou de colher, e em mais de uma ocasião eles nos salvaram de uma pressa quando não tínhamos muita opção na nossa despensa. Agora não saberíamos o que fazer sem ela, mas houve um tempo em que não a conhecíamos e nem a usávamos para consumo.
Atualmente, este precioso alimento é usado para inúmeros fins, embora certamente haja muitos que você desconheça. Já se perguntou sobre a história dessa colega de cozinha? Aqui te contamos um pouco sobre suas origens.
A batata também pode ser conhecida como «batata», como mencionamos anteriormente, embora o seu nome científico seja Solanum tuberosum. É uma planta pertencente à família das solanáceas.
ORIGEM DA BATATA.
É originária da América do Sul e atualmente cultivada em quase todo o mundo pelos seus tubérculos comestíveis. Embora já fosse cultivada no Altiplano Andino pelos seus habitantes há cerca de 7000 anos, só no século XV os espanhóis a conheceram. Isto foi na sua chegada à América numa expedição espanhola dirigida por Cristóvão Colombo, sob mandato dos Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Aqui encontraram este estranho tubérculo, que nasce e se desenvolve no subsolo. Por essa mesma razão, inicialmente os espanhóis acreditaram que se tratava de uma espécie de trufa.
Os indígenas que moravam nos Andes chamavam de batata, é daí que o seu nome atual deriva. Os espanhóis logo se aperceberam das propriedades alimentares desta nova descoberta, além da facilidade com que se podia conservar. É por isso que começaram a consumi-la nos seus navios e, alguns anos mais tarde, a batata foi introduzida por estes navegantes em Espanha, aproximadamente entre os anos 1565 e 1570. Cerca de dez anos depois, foi possível ver a batata começar a cultivar nos jardins italianos.
FONTE : PAULO MAGBNO via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário