domingo, 30 de junho de 2024

Maravilhosos ipês...

 

Cidade de Lorena - SP 
Seguir

 
"O Ipê (tabebuia) é uma das árvores nativas do Brasil mais conhecidas, considerada por muitos a mais bonita.
Seu nome científico tem origem no tupi-guarani. A palavra tabebuia significa “pau ou madeira que flutua”, pois uma da características de sua madeira é a alta resistência à água. O termo ipê também tem origem indígena e significa “árvore de casca grossa”.
A árvore é facilmente encontrada na Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e regiões de serrania até do sertão. Nas regiões sul e sudeste, ela pode ser apreciada até em parques, ruas, jardins públicos e residenciais. O Ipê Amarelo é a árvore símbolo de Curitiba.
Outras floradas tão lindas quanto a dos Ipês são das nativas Jacarandás, Anjicos, Manacás e Quaresmeiras. Assim como de árvores que se adaptaram bem ao Brasil como Sakuras (Cerejeiras) - originárias do Japão, Flamboyants - originários da África e Extremosas - originárias da China. Todas tem floradas muito bonitas em diferentes épocas do ano e são facilmente encontradas em parques de grandes capitais de todas as regiões."

EIS A MAIOR PIZZA DO MUNDO...

 

Você acha que a pizza de oito pedaços é grande? A Pizza Hut foi além e preparou uma pizza que rende 68 mil pedaços - sim, você não leu errado. O ‘lanchinho’ foi feito em Los Angeles, e entrou para o Guinness Book como a maior pizza do mundo.
A pizza levou 6.192 quilos de massa, 2.245 quilos de molho de tomate, 4.000 quilos de queijo e aproximadamente 630 mil fatias de pepperoni. O preparo durou 48 horas, e exigiu a presença de funcionários de 12 restaurantes da franquia.
Devido ao tamanho monstruoso, a pizza foi feita de uma maneira curiosa. Ao invés de ser assada em um forno, o processo foi feito com um dispositivo de lâmpadas de cozimento que pairava sobre a pizza.
A iniciativa foi uma parceria do Pizza Hut com o youtuber Eric Decker, conhecido por fazer desafios ‘impossíveis’. O influencer transmitiu o processo de cozimento completo em seu canal no YouTube, que tem mais de 10 milhões de assinantes.
Fonte: Jornal Estadão

sábado, 29 de junho de 2024

A ESTAÇÃO DE TREM QUE FICOU ABERTA PARA UMA ÚNICA PASSAGEIRA

 

A ESTAÇÃO DE TREM QUE FICOU ABERTA PARA UMA ÚNICA PASSAGEIRA

Em julho de 2015, a Companhia Ferroviária de Hokkaido (Japão) anunciou o encerramento de uma estação devido à ausência de passageiros.
No entanto, descobriram que uma pessoa ainda usava a parada ferroviária: uma menina que precisava de transporte público para ir e voltar para o ensino médio.
A partir de tal descoberta, o trem parou na referida estação duas vezes por dia só para ela... e continuou fazendo isso até se formar em março de 2016. Os operadores de tráfego ferroviário ajustaram até seu horário para acomodá-lo ao horário escolar da menina e que pudesse receber uma educação de qualidade.
Assim que a garota se formou, a estação fechou definitivamente.

O COLOSSO DE RODES

 

O Colosso de Rodes:
1. - Origem e construção:
- O Colosso de Rodes foi erguido no ano 280 a.C. por Cares de Lindos, um escultor grego, para celebrar a bem sucedida defesa da cidade de Rodes contra um ataque de Demetrios I da Macedônia.
- Era dedicada ao deus grego do sol, Hélios, e tinha cerca de 33 metros de altura, o que a tornava a maior estátua do mundo antigo.
- Construído em ferro com placas de latão coladas para formar a pele, o Colosso estava localizado na localidade de Rodes, na ilha grega com o mesmo nome.
2. - Colapso e conservação:
- Em 226 A.C., um terremoto causou o colapso do Colosso, mas algumas partes foram preservadas.
- Contrariamente à lenda, os ródios não reconstruíram a estátua segundo o oráculo de Delfos.
- Juan Malalas escreveu erradamente que Adriano a restaurou, mas não foi assim.
3. - Depois da destruição:
- No ano 653, a ilha de Rodes foi conquistada pelos árabes e, segundo a Crônica de Teófanes o Confessor, a estátua foi completamente destruída e os seus restos mortais vendidos.
- Desde 2008, foram anunciados planos não realizados para construir um novo Colosso no porto de Rodes, embora a localização exata do monumento original continuasse controversa.
Rodas é a maior ilha do grupo grego do Dodecaneso, localizada no sudeste do Egeu. A ilha teve um importante protagonismo nos assuntos gregos e mediterrânicos na Idade do Bronze, Arcaico e Clássico, e foi especialmente próspera na época helenística.
Em suma, o Colosso de Rodes continua a ser um símbolo icônico da Antiguidade e da resistência da cidade de Rodes.”

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Maior Museu do Mundo

 


🇨 🇳🏢🌊Parecido a uma nave espacial em seu design futurista, o impressionante Museu de Ciências Oceânicas da China está localizado na cidade de Zhuhai. Este museu é o maior do mundo dedicado às ciências marinhas, ocupando uma vasta área de 370.000 metros quadrados. Além das suas exposições, o museu conta com instalações avançadas para a investigação e conservação da vida marinha, destacando seu compromisso com a educação e a sustentabilidade dos oceanos.
Créditos Conocimientum

Fonte :

Vias do Bem 
Seguir

via facebook

terça-feira, 25 de junho de 2024

Origem da palavra VETERINÁRIO

 


A palavra "veterinário" tem origem em latim. Na Roma antiga, cavalos usados no exército (feras de carga) que eram muito velhos eram recolhidos em um lugar onde podiam desfrutar e descansar. Estes animais foram chamados de "veterinus".
As pessoas que cuidavam destes animais chamavam-se VETERINARII (veterinarius), que era um derivado da palavra VETUS/VETERIS, "velho", devido a isto a profissão de cuidado com animais passou a ser chamada assim.
259 anos de criação da primeira escola de medicina veterinária, as duas primeiras escolas de veterinária, Lyon, em 4 de agosto de 1761, e a École Nationale Vétérinaire d'Alfort (Paris), foram criadas pelo francês Claude Bourgelat, advogado e amante de cavalos, que não aceitava a ineficácia no tratamento empírico em seus cavalos de raça, e usou sua influência para convencer o rei Luis XV a criar a Escola de Veterinária de Lyon, que começou a funcionar em 1762, com seus alunos recrutados no meio de ferradores, especialistas em cuidar dos capacetes dos cavalos, sendo a ferradura um dos temas estudados.
O segundo país foi a Áustria, em 1768, seguido da Itália, em 1769, Dinamarca, em 1773, Suécia, em 1775, Alemanha, em 1778, Hungria, em 1781, Inglaterra, em 1791 e Espanha em 1792. No final do século XVIII, havia 19 escolas de medicina veterinária em toda a Europa.
Os primeiros veterinários reconhecidos oficialmente se formaram nas grandes escolas de veterinária fundadas entre 1762 e 1821, como o Royal Veterinary College, em 1791 em Londres, e a escola de Lyon se tornou um símbolo da modernidade.
Fonte: Dr. Oscar Brogna.
.
.
.
💥Conheça:

A cidade mais estreita do mundo...Yanjin - China - Asia

 




Espremida às margens de um rio na China, uma cidade tem chamado atenção por ser a “mais estreita do mundo”: Yanjin. Toda metrópole foi construída em meio a montanhas altas e íngremes, voltada por uma extensa vegetação montanhosa. Apesar dos desafios topográficos, existem muitos prédios e edifícios enormes.
Existente desde 200 a.C., o condado de Yanjin está localizada na província de Yunnan, sob administração da cidade de Zhaotong. Atualmente, quase 400 mil pessoas residem na cidade montanhosa. Sobre as casas, elas são construídas em cima de pilares altos, para evitar inundações com as cheias do rio que corta toda localidade.
Apesar dos seus 30 m de largura no ponto mais estreito e 300 m nas áreas mais largas, Yanjin tem um metrô, que passa por túneis cavados dentro das montanhas. Contudo, existe apenas uma única rua principal.

FONTE  :   TCHÊ   - via facebook














segunda-feira, 24 de junho de 2024

O MAIOR MOTOR DO MUNDO

 

Wärtsilä-Sulzer 14RT-flex96C...
É o maior motor do mundo, faz jus ao seu longo e complexo nome.
Ele possui 13,52m de altura, 26,53m de comprimento, pesa mais de 2.300 toneladas, atinge a potência de 108.878 cv e possui torque de 775.376 mkgf.
Esse motor não foi desenvolvido para caminhões ou transportes terrestres, pois com 2.300 toneladas ele é suportado apenas por navios. Afinal, navios mercantis precisam de um equipamento que dê conta de transportar contêineres através dos oceanos, o que demanda um motor potente.
Os pistões contam com quase 7 metros de altura e 960 milímetros de diâmetro, com 5.5 toneladas. E apesar da grande potência produzida, devido ao tamanho, as rotações por minuto (rpm) do motor são bem mais lentas se comparadas com as de um motor convencional. Ficando entre 90 e 100 rpm, e com os pistões se movendo com 8.5 m/s e pesando em média 5.5 toneladas. Ainda conta com 7.603.841 Nm de torque.
Os cilindros comportam 1820 litros, levando a queima de até 160 gramas de combustível por ciclo. Garantindo a produção de quase 8 mil cavalos de potência por cilindro. O motor conta com virabrequim de 300 toneladas, com bielas articuladas que permitem que os pistões se movam sempre de forma vertical, evitando maiores desgastes.
O motor pode ser usado com diesel ou óleo marítimo, chamado também de combustível pesado. E o sistema de ingestão é um Common Rail, com um consumo de até 16 toneladas de combustível por hora. O motor ainda conta com dois tipos de lubrificação, um responsável pelos cilindros e outro pela parte inferior do equipamento. A divisão ocorre por meio de um selo mecânico que fica localizado embaixo de cada pistão.
O preço do motor não está disponível publicamente, contudo o valor com certeza é exorbitante, afinal ninguém constrói o maior motor de diesel do mundo rapidamente e sem um alto investimento.

FONTE : TCHE
via facebook

sábado, 22 de junho de 2024

Um farol chamado Þrídrangaviti - Islândia - Europa

 



Na Islândia, há um farol chamado Þrídrangaviti, que está localizado no topo da mais alta de três rochas, a cerca de 10 km (seis milhas) da costa islandesa. Foi construído em 1939 sobre um penhasco extremamente íngreme e perigoso. Os construtores escalaram os penhascos até o topo do pilar, trabalhando à mão sobre rochas escorregadias, chuva e ventos fortes, sabendo que um deslize poderia lançá-los no Atlântico Norte gelado. Agora, graças aos avanços na aviação, os trabalhadores da manutenção podem chegar de helicóptero ao farol remoto. Este farol tem a reputação de ser um dos mais remotos e difíceis de alcançar do mundo. A altura do penhasco proporciona uma vista deslumbrante do Atlântico Norte e tem sido essencial para guiar os navios pelas águas traiçoeiras da região durante décadas.

FONTE : MARIA SILVA
via facebook

E VOCÊ AI ACHANDO QUE CARRO ELÉTRICO E COISA DO FUTURO...

 


Sabia que em 1884 foi revelado o primeiro carro elétrico padrão de produção do mundo capaz de ser reproduzido e vendido ao público?
Você sabia que no início de 1900 1/3 de todos os veículos nas estradas eram elétricos? Começaram a desaparecer rapidamente por volta de 1920 com a introdução da gasolina por Henry Ford.
Ferdinand Porsche, o fundador do automóvel desportivo homónimo, produziu um veículo eléctrico denominado “P” em 1898, antes de criar a primeira oferta híbrida do mundo, movida a electricidade e a um motor de combustão interna.
Então, a novidade é que toda a geração atual de fanbois de EV está insistindo sobre quando algumas empresas poderiam fazê-los em 1884. No entanto, os motores movidos a gasolina mataram os EVs da face da América naquela época!
A Mercedes-Benz também ofereceu um modelo elétrico chamado Mercedes Mixte, em 1906. Esse carro foi adotado como táxi nas cidades e até virou carro de corrida em 1907. Portanto, não há nada tão novo em EV.
Vivemos em um looping eterno, nada se cria tudo se copia e claro é melhorado.

FONTE : Marcelo Revoredo
via facebook

História do Sorvete no Brasil

 


Foram os cariocas os primeiros brasileiros a experimentar a delícia gelada que já fazia sucesso em boa parte do mundo. No dia 23 de agosto de 1834, Lourenço Fallas inaugurava na cidade do Rio de Janeiro, dois estabelecimentos – um no Largo do Paço (atual Praça XV) e outro na Rua do Ouvidor – especialmente destinados à venda de gelados e sorvetes. Para isso, importou de Boston (EUA), pelo navio americano Madagascar, 217 toneladas de gelo, que aqui foi conservado envolto em serragem e enterrado em grandes covas, mantendo-se por 4 a 5 meses. Não demorou muito para os sorvetes brasileiros ganharem um toque tropical, misturados a carambola, pitanga, jabuticaba, manga, caju e coco.
Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. Por isso, as sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo.
Em São Paulo, a primeira notícia de sorvete que se tem registro é de um anúncio no jornal A Província de São Paulo, de 4 de janeiro de 1878, que dizia: “Sorvetes – todos os dias às 15 horas, na Rua direita nº 14”.
"No Brasil, antes do sorvete, as mulheres eram proibidas de entrar em bares, cafés, docerias, confeitarias… Para saboreá-lo, entretanto, a mulher praticou um de seus primeiros atos de rebeldia contra a estrutura social vigente, invadindo bares e confeitarias, lugares ocupados até então quase que exclusivamente pelos homens. Por isso, entre nós, o sorvete chegou a ser considerado o precursor do movimento de liberação feminina."
A evolução do sorvete no Brasil, deu-se a passos curtos, de forma artesanal, com uma produção em pequena escala e em poucos locais. A distribuição em escala industrial no País só aconteceu a partir de julho de 1941, quando, nos galpões alugados da falida fábrica de sorvetes Gato Preto, na cidade do Rio de Janeiro, foi fundada a U.S. Harkson do Brasil, a primeira indústria brasileira de sorvete. Contava com 50 carrinhos, quatro conservadoras e sete funcionários. Seu primeiro lançamento, em 1942, foi o Eski-bon, seguido pelo Chicabon. Seus formatos e embalagens são revolucionários para a época. Dezoito anos mais tarde, a Harkson mudou seu nome para Kibon.

Da publicação de José Carlos Capella

segunda-feira, 17 de junho de 2024

EIS O MAIOR AVIÃO DE CARGA DO MUNDO O ANTONOV AN - 124

 

Aviacao Sbpp 
Seguir

 
O maior avião para transporte de cargas do mundo pousou ontem no final da manhã no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, vindo de uma escala de reabastecimento na Ilha do Sal, Cabo Verde, o Antonov AN-124 é operado pela empresa aérea ucraniana @antonov_company.






🛩️ Antonov AN124-100M
🇺🇦 UR-82027 / @antonov_company
📍 Aeroporto Internacional de Viracopos/SP
📆 Junho/2024

sexta-feira, 14 de junho de 2024

VOANDO PELO ESPAÇO...

 


astronomia e ciência 
Participar

Esta fotografia icônica ainda é considerada uma das fotografias espaciais mais aterrorizantes até hoje. O astronauta Bruce McCandless II se tornou o primeiro humano a realizar uma caminhada espacial sem cinto de segurança preso a uma espaçonave. Em 1984, ele flutuou completamente solto no espaço e nada além de sua Unidade de Manobra o manteve vivo.