segunda-feira, 24 de junho de 2024

O MAIOR MOTOR DO MUNDO

 

Wärtsilä-Sulzer 14RT-flex96C...
É o maior motor do mundo, faz jus ao seu longo e complexo nome.
Ele possui 13,52m de altura, 26,53m de comprimento, pesa mais de 2.300 toneladas, atinge a potência de 108.878 cv e possui torque de 775.376 mkgf.
Esse motor não foi desenvolvido para caminhões ou transportes terrestres, pois com 2.300 toneladas ele é suportado apenas por navios. Afinal, navios mercantis precisam de um equipamento que dê conta de transportar contêineres através dos oceanos, o que demanda um motor potente.
Os pistões contam com quase 7 metros de altura e 960 milímetros de diâmetro, com 5.5 toneladas. E apesar da grande potência produzida, devido ao tamanho, as rotações por minuto (rpm) do motor são bem mais lentas se comparadas com as de um motor convencional. Ficando entre 90 e 100 rpm, e com os pistões se movendo com 8.5 m/s e pesando em média 5.5 toneladas. Ainda conta com 7.603.841 Nm de torque.
Os cilindros comportam 1820 litros, levando a queima de até 160 gramas de combustível por ciclo. Garantindo a produção de quase 8 mil cavalos de potência por cilindro. O motor conta com virabrequim de 300 toneladas, com bielas articuladas que permitem que os pistões se movam sempre de forma vertical, evitando maiores desgastes.
O motor pode ser usado com diesel ou óleo marítimo, chamado também de combustível pesado. E o sistema de ingestão é um Common Rail, com um consumo de até 16 toneladas de combustível por hora. O motor ainda conta com dois tipos de lubrificação, um responsável pelos cilindros e outro pela parte inferior do equipamento. A divisão ocorre por meio de um selo mecânico que fica localizado embaixo de cada pistão.
O preço do motor não está disponível publicamente, contudo o valor com certeza é exorbitante, afinal ninguém constrói o maior motor de diesel do mundo rapidamente e sem um alto investimento.

FONTE : TCHE
via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário