Em 23 de junho de 1868, a máquina de escrever Sholes and Glidden foi patenteada, a primeira máquina de escrever prática e de sucesso comercial.
Christopher Latham Sholes (1819 – 1890) foi um inventor americano que inventou o teclado Qwerty e, junto com Samuel W. Soule, Carlos Glidden e John Pratt, foi considerado um dos inventores da primeira máquina de escrever dos Estados Unidos. Ele também foi editor de jornal e político de Wisconsin.
Não se sabe exatamente quem inventou a máquina, mas acredita-se que o engenheiro e impressor americano Christopher Latham Sholes seja seu criador. Ele teve a ideia por acidente quando estava trabalhando na construção de uma máquina de numeração de páginas. A pedido de um amigo, ele usou fontes com letras em vez de números.
O novo aparelho possuía chaves, uma fita embebida em tinta e uma placa metálica horizontal sobre a qual era aplicada uma folha de papel. Eles eram acionados pressionando os pedais, assim como as antigas máquinas de costura.
Sholes patenteou a máquina em 1868, mas o fato de ela só poder ser escrita em letras maiúsculas era um problema. O engenheiro tentou aperfeiçoá-lo. Cinco anos depois, ele vendeu a patente para a Remington porque não tinha dinheiro para fazê-la sozinho.
Sholes não foi o primeiro a inventar uma máquina de escrever, mas foi o único a construir um dispositivo útil. Os modelos anteriores eram tão complicados de manusear que podiam enlouquecer os proprietários, que não aprendiam a usá-los.
Revolução Mecatronica
via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário