sábado, 7 de setembro de 2024

WAL DISNEY

 

WALT DISNEY
Em 1928, um jovem de 26 anos viajava de comboio de volta para casa, de Nova Iorque para o Kansas. Durante o trajeto ele teve uma ideia que mudaria para sempre a sua vida e a de várias gerações de crianças e adultos para sempre.
Este jovem artista tinha sido demitido do jornal em que trabalhava, o Kansas City Star, por falta de imaginação e criatividade e, em 1923, com apenas 22 anos, tinha falido após o fracasso de uma série de animação.
Naquela viagem de trem, ele desenhou em seu caderno o esboço de um rato e acreditou que aquele ratinho teria o potencial necessário para se tornar um sucesso.
Decidiu usá-lo em uma nova técnica que estava começando a surgir em novos tipos de filmes, conhecido como "animação". Até aquele momento os desenhos animados eram mudos, mas ele sonhava em transformar o seu rato no primeiro desenho animado com som da história.
Mas para fazer isso precisava de $15.000 (1 milhão de dólares atuais), então decidiu pedir um crédito ao seu banco, que o mandou embora... Convencido de que sua ideia funcionaria foi de banco em banco, rejeição após rejeição, até que um concordou.
Era o banco 305 que eu tinha recorrido. Mas quando tentou que a Metro Goldwin Meyer distribuísse o seu filme sobre aquele ratinho simpático, disseram-lhe que não iria funcionar, porque um rato gigante iria aterrorizar as mulheres e ninguém iria querer ver.
Quando preparou um dos seus melhores filmes, em 1937, fez uma pré-estreia para uns universitários, mas a metade eles saíram, causando sua decepção. Depois soube que tinham saído porque tinham que cumprir a hora de entrada na residência universitária.
Aquele jovem persistente chamava-se Walter Elias Disney. O filme que os universitários deixaram pela metade era a Branca de Neve e o ratinho que tinha desenhado naquele trem a que chamou Mortimer, acabaria sendo conhecido por "Mickey Mouse", uma personagem que mudaria o mundo.
A Disney criou mais de 81 filmes e alguns dos personagens de animação mais populares de todos os tempos. Durante a sua vida recebeu mais de 950 reconhecimentos, ganhou 22 Prêmios Óscares e recebeu 4 prémios honrosos.
Sobre seus "fracassos", a Disney dizia: "Todas as adversidades, problemas e obstáculos que tive me fortaleceram. Você pode não perceber quando isso acontece, mas um pontapé nos dentes pode ser a melhor coisa que vai acontecer na sua vida".
Quando se quer e tem fé em algum projeto vale a pena arriscar.
Créditos a quem interessar

Sidcley Jamaica via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário