sábado, 14 de dezembro de 2024

A praia mais perigosa do mundo: ondas adormecidas, areia negra e águas geladas

 


Com paisagens que evocam outros mundos, a Islândia apresenta-se como um destino inigualável na Europa para observar fenómenos extraordinários, como as auroras boreais. Este país nórdico, considerado a última fronteira do continente, oferece vistas incríveis e experiências únicas. Cachoeiras surpreendentes, enormes glaciares, incríveis cenários vulcânicos e cidades pitorescas compõem sua paisagem.


Além disso, a Islândia pode gabar-se de abrigar um spa geotérmal, como Lagoa Azul, e de ter praias incríveis. Uma delas é a de Reynisfjara, na costa sul, tornou-se em 2023 a melhor praia da Europa, segundo o ranking anual do Tripadvisor. Mas esse não é o único dos seus distintivos, também é a mais perigosa do mundo.
Reynisfjara está localizado perto da cidade de Vik e, segundo um ditado popular, resume a essência e substância da Islândia em um só lugar. Esta praia negra, escura e selvagem está aberta ao Atlântico Norte, que traz poderosas ondas para a costa. As mais altas registradas, segundo aponta o portal de turismo do país, atingiram 40 metros, “semelhante a um prédio de 10 andares”.
Um dos seus maiores perigos são as sneaker waves, as ondas 'dormentes', que se escondem agachadas atrás de outras menores e cujo tamanho não é apreciado até que as tenha em cima. Às vezes, eles não apanham essa altura até chegarem à costa, o que as torna ainda mais furtivas. Suas correntes marinhas são muito poderosas, então em questão de segundos você pode ser arrastado e você pode se afogar ou morrer de hipotermia.
Outro risco é o desprendimento de rochas. As falésias sobre a parte leste de Reynisfjara são íngremes e instáveis, por isso os desmoronamentos de pedras são frequentes.
Por que há tanto risco de se afogar em Reynisfjara
Quando uma onda do mar pega uma pessoa, ela cai de pé e é quase impossível para ela se levantar e recuperar o equilíbrio. Essa onda cria uma sucção que arrasta a vítima, removendo a areia e a gravilha do fundo. Uma vez na água, as correntes vão afastá-la da costa e não será possível resgatá-la. Além disso, devido às baixas temperaturas do oceano, sofrerá hipotermia em poucos minutos. Como o banheiro é totalmente proibido, recomenda-se observar o espetáculo do mar a uma distância segura.
Uma praia com luzes de semáforo
A areia está dividida em áreas dependendo das condições. Se a luz amarela se acender, os visitantes não poderão entrar na área dessa cor. O mesmo acontece com o vermelho, se o sinal piscar, não será possível aceder a essa faixa.
Como atuar em Reynisfjara: o que pode e o que não pode ser feito
Coisas que podem ser feitas.
-Leia atentamente os sinais de segurança e siga seus avisos
-Fique longe do mar.
- Extremar as precauções se você vir com crianças
-Preste atenção na subida das marés, pois há risco de ficar preso
-Mantenha-se a uma distância prudencial das falésias.
Coisas que não podem ser feitas
- Não se aproxime da margem.
- Sem banho, sem surf.
-Nunca virar as costas ao oceano, o site de turismo aponta que "não vale a pena morrer por uma selfie"
- Não se arrisque ajudando os outros.
LA
Namastê


Fonte : Piedade da Serra via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário