Por volta de 500 a.C., os antigos persas foram pioneiros na criação do que pode ser considerado a primeira sobremesa congelada do mundo, lançando as bases do que mais tarde evoluiria para o moderno sorvete.
Essa iguaria luxuosa era preparada coletando neve das imponentes montanhas Alborz, que era então armazenada cuidadosamente em câmaras subterrâneas especialmente projetadas, chamadas yakhchals. Essas notáveis estruturas conseguiam preservar o gelo mesmo durante os escaldantes verões persas. O gelo era combinado com concentrado de uva (conhecido como shireh) e outros ingredientes, como o açafrão – uma das especiarias mais preciosas do mundo antigo – além de diversas frutas, para criar uma deliciosa sobremesa chamada sharbat.
Essa sofisticada sobremesa era reservada principalmente para a realeza e a elite do Império Aquemênida, marcando-a como um símbolo de status culinário e social.
A técnica de misturar neve com adoçantes e sabores se espalhou pelo mundo antigo, influenciando sobremesas semelhantes nas culturas grega, romana e chinesa.
@superfãs
CONTATOS IMEDIATOS
via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário