terça-feira, 28 de janeiro de 2025

A Cordilheira dos Andes

 

A Cordilheira dos Andes é uma das maiores e mais espetaculares cadeias montanhosas do mundo, estendendo-se por mais de 7.000 quilômetros pelo oeste da América do Sul. Começa no norte da Venezuela, atravessa países como Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina, e termina na região sul do Chile e Argentina.



A cordilheira é formada principalmente por montanhas, vulcões e picos, muitos dos quais ativos, como o Olhos del Salado na fronteira entre Chile e Argentina, que é o vulcão mais alto do mundo. Esta cadeia montanhosa também abriga uma incrível diversidade de climas e ecossistemas, desde glaciares nos cumes mais altos até desertos e florestas subtropicais nas suas encostas.
Os Andes não são apenas uma maravilha geológica, mas também uma região culturalmente rica, sendo o lar de diversas civilizações indígenas, como os Incas, que construíram sua capital, Cusco, nas suas saias. Além disso, a cordilheira tem uma grande importância ecológica e económica, abrigando vastas reservas de minerais, recursos hídricos e uma fauna única, como o guanaco, o puma e a vicunha. Sua majestosa presença marcou a história, a arte e a i

SANDRO RIBAS
VIA FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário