quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Contato entre Vikings e Nativos Americanos. De acordo com o que dizem as sagas nórdicas: houve sim...

 


Nesta história não está mais envolvido Leif Eriksson, mas outro filho de Erik o vermelho: Thorvald. Já em Vinland, Thorvald e seus homens exploraram um dos fiordes daquela região, repararam no que pareciam ser três montículos sobre a praia; um reconhecimento mais próximo revelou que os montículos eram na verdade três canoas de pele, cada uma cobria três homens. Um homem escapou, os outros oito foram capturados e executados.


De repente, o fiorde encheu-se de canoas de pele e os europeus tiveram que correr para salvar as suas vidas, embora Thorvald tenha sido atingido por uma flecha e se tenha tornado o primeiro viking morto na América do qual se tenha registrado. É de notar que os Vikings chamaram os nativos americanos de “skraelings”.
Outro filho de Erik, Thorstein e sua esposa Gudrid, juntamente com outros 25 homens, decidiram fazer uma viagem a Vinland em busca do corpo de Thorvald, a fim de levá-lo de volta para a Gronelândia. Em uma de suas paradas, a doença atingiu a tripulação e Thorstein morreu. Sua esposa levou seu corpo para um lugar chamado Brattahlid, onde conheceu um rico islandês chamado Karlsefni. Juntos planejaram uma viagem de colonização para Vinland. A tripulação era constituída por 60 homens e cinco mulheres, além de um carregamento de gado de diferentes classes. Os novos colonos adaptaram-se à vida em Vinland: levavam as vacas a apacentar e viviam das frutas e plantas selvagens da zona, bem como da caça e pesca que conseguiam. O propósito era ficar e criar um assentamento permanente. Depois do primeiro inverno, encontraram uma grande quantidade de "skraelings", que um dia simplesmente saíram das florestas da aldeia. O touro dos colonos bramou os nativos e eles ficaram assustados. No entanto, pouco tempo depois os Vikings se encontraram a negociar com os "skraelings", as peles dos nativos pelo leite da vaca dos colonos. Nesse verão nasceu Snorri (filho de Gudrid), o primeiro descendente de europeus nascido na América do qual se registra. No inverno seguinte, os "skraelings" voltaram a negociar, mas produto de uma disputa, um nativo foi assassinado. A batalha começou, os Vikings, com o seu touro pela frente, afastaram os nativos. Após dois invernos, os Vikings voltaram para a Gronelândia.

FONTE :

CurioVerso 
Seguir


via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário