VOCÊ SABIA?......O túmulo de Marie Curie em Paris, França: é revestido com chumbo de 2,5 centímetros de espessura para proteger os visitantes da radiação que emana de seus restos mortais.
Curie, uma cientista franco-polaca, fez história como a primeira mulher a ganhar um Prémio Nobel e a única pessoa a ganhar em duas ciências diferentes: física em 1903 e química em 1911.
Embora tenha sido banida do ensino superior devido ao seu sexo, Curie continuou seus estudos na clandestina "Universidade Voadora", onde lançou as bases para suas descobertas revolucionárias do rádio, do polônio e do conceito de radioatividade. Infelizmente, o trabalho pioneiro de Curie teve um grande custo.
Inconscientemente, ele se expôs a doses letais de radiação. Muitas vezes ele carregava rádio nos bolsos, estudava-o incansavelmente em seu laboratório e até admirava seu brilho à noite. Ele sucumbiu à anemia aplástica em 1934, condição relacionada à sua exposição.
Hoje, o seu corpo e pertences permanecem radioativos e espera-se que assim permaneçam por mais 1.500 anos, um testemunho duradouro do seu profundo impacto na ciência.
Imagem: O Panteão, França
O FISICO NERD
VIA FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário