Você sabia? O Brasil abriga a maior cratera de impacto da América do Sul — o impressionante Domo de Araguainha, localizado na fronteira entre Mato Grosso e Goiás. Com cerca de 40 km de diâmetro — maior do que a cidade do Rio de Janeiro — essa estrutura gigante se formou há cerca de 254 milhões de anos, após a colisão de um asteroide estimado em 4 km de largura.
Conhecida também como um “astroblema”, o Domo de Araguainha é reconhecido globalmente pela International Union of Geological Sciences (IUGS) como um dos 100 sítios geológicos mais importantes do mundo.
Ele se estende por uma área equivalente a 1 300 km², ocupando seis municípios em Mato Grosso e Goiás.
Os sinais da colisão — como shatter cones, quartzo chocado e rochas metamórficas — são evidências claras da força titânica do impacto.
Além de seu valor arqueológico e educacional, o local funciona como um verdadeiro “laboratório natural”, ajudando cientistas a entenderem não só a geologia terrestre, mas também processos em outros planetas.
Hoje, o Domo de Araguainha caminha para se tornar um parque geológico, com potencial turístico e educativo para estudantes, pesquisadores e visitantes em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário