terça-feira, 27 de abril de 2021

Como a mudança climática está alterando o eixo de rotação da Terra

 



Enchentes e secas, chuvas torrenciais, incêndios infernais, temperaturas extremas, extinção de espécies.

Boa parte dos efeitos das mudanças climáticas provocadas pela ação do homem são visíveis nos quatro cantos do planeta. Alguns, contudo, não são tão óbvios.


Uma pesquisa publicada em março no periódico científico da American Geophysical Union (AGU, na sigla em inglês) mostrou que a mudança climática estaria por trás de uma série de deslocamentos no eixo de rotação da Terra desde a década de 1990.

Nos últimos 30 anos, o eixo do planeta — a linha imaginária em torno da qual a Terra gira em seu movimento sobre si mesma — teve um deslocamento acelerado. Desde 1980, a posição dos polos (que são os pontos onde o eixo de rotação da Terra cruzam a superfície) mudou cerca de quatro metros no sentido leste, diz o trabalho.

A avaliação da chamada deriva polar, o termo que denomina esse o movimento dos pólos, indica que o fluxo mudou completamente de direção em 1995 e, entre aquele ano e 2020, a velocidade do movimento dos pólos aumentou cerca de 17 vezes em comparação com o observado entre 1981 e 1995.

Mudança climática tem provocado derretimento acelerado de gelo nos pólos (Foto: Getty Images via BBC)

Mudança climática tem provocado derretimento acelerado de gelo nos pólos (Foto: Getty Images via BBC)

As causas
O deslocamento do eixo da Terra, segundo especialistas, é normal.

Mudanças na distribuição da massa do planeta fazem com que o eixo se mova e, por consequência, com que os pólos se movam.

Esse movimento geralmente acontece de forma natural, seja por mudanças na atmosfera, nos oceanos ou na parte sólida da Terra.

O que a pesquisa indica, contudo, é que a ação humana é um dos motores da aceleração observada desde 1990.

Para entender o porquê é preciso revisitar alguns conceitos de física que aprendemos no ensino médio.

A rotação de qualquer objeto é afetada pela forma como sua massa é distribuída.

A distribuição do peso da Terra, por sua vez, está sempre mudando, à medida que as entranhas derretidas do planeta se agitam e sua superfície se transforma.

Os polos do planeta têm se deslocado em resposta a diversos fatores (Foto: Alamy)

Os polos do planeta têm se deslocado em resposta a diversos fatores (Foto: Alamy)

Mas a água, que constitui quase três quartos do planeta, também tem um "peso" fundamental nesse processo.

Assim, os pesquisadores decidiram fazer observações sobre as massas de água, medições da perda de gelo e do volume de lençóis freáticos bombeados para uso humano para verificar seu impacto no deslocamento do eixo.

Planeta água
A pesquisa descobriu que a água é um fator chave: a perda de água das regiões polares - o gelo que derreteu e escoou para os oceanos - seria "o principal motor da rápida deriva polar após a década de 1990".

O derretimento do gelo glacial é uma consequência direta da mudança climática provocada pelo homem.

Estima-se que mais de um terço das geleiras remanescentes no mundo derreterão em menos de um século, antes de 2100. Quanto aos bancos de gelo marinho, 95% dos mais antigos e espessos que se encontravam no Ártico já desapareceram.

Os cientistas estimam que, se as emissões de gases poluentes continuarem a aumentar sem controle, o Ártico poderá ficar sem gelo durante os verões a partir de 2040.

Água para uso humano
O estudo aponta ainda como, em menor grau, a ação de bombear água para agricultura ou consumo humano também teve impacto na deriva polar.

Isso porque a água dos lençóis freáticos antes armazenada no subterrâneo tende a fluir para o mar, redistribuindo seu peso no planeta.

Especialistas estimam que, nos últimos 50 anos, os humanos extraíram 18 trilhões de toneladas de água de reservatórios subterrâneos profundos, o que nunca foi reposto.

Água retirada dos lençóis freáticos na maioria das vezes vai parar no mar (Foto: Getty Images via BBC)

Água retirada dos lençóis freáticos na maioria das vezes vai parar no mar (Foto: Getty Images via BBC)

"As descobertas oferecem uma pista para estudar o movimento polar impulsionado pelo clima no passado", disse Suxia Liu, hidróloga da Academia Chinesa de Ciências e principal autora do estudo, em um comunicado.

A ciência já tinha vinculado o derretimento das geleiras aos movimentos observados nos pólos entre 2005 e 2012 com dados coletados pela missão Grace (acrônimo para Gravity Recovery and Climate Experiment), que lançou um satélite ao espaço em 2002.

Esta é a primeira pesquisa, contudo, a demonstrar o impacto das mudanças climáticas no eixo de rotação da Terra na década anterior ao lançamento desse sistema de monitoramento.

Fonte........https://epocanegocios.globo.com/Sustentabilidade/noticia/2021/04/como-mudanca-climatica-esta-alterando-o-eixo-de-rotacao-da-terra.html


sábado, 24 de abril de 2021

Cientistas "ressuscitam" planta morta há 32 mil anos...

 



Durante escavações de antigas tocas de hibernação de esquilos na Sibéria, cientistas russos encontraram sementes da flor Silene Stenophylla congeladas em uma temperatura de -7 °C. Os frutos foram datados em 32 mil anos....

quinta-feira, 22 de abril de 2021

CURIOSIDADES SOBRE OS GATOS...........

 

CURIOSIDADES DOS GATOS
A fêmea pode dar à luz a, em média, 9 filhotes de cada vez;
A maioria tem 12 fios em cada lado do bigode;
A orelha de um gato pode girar 180 graus;
Os gatos têm 230 ossos;
O coração felino bate cerca de 2 vezes mais rápido do que o humano;

Onça branca extremamente rara é flagrada pela primeira vez no Brasil

 

Uma equipe de pesquisadores brasileiros avistou um puma branco selvagem nas profundezas da floresta, uma espécie muito rara nunca vista antes. O puma-branco foi fotografado rondando no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, parte da Mata Atlântica do sudeste do Rio de Janeiro.

Na verdade, de acordo com a National Geographic, é o primeiro espécime com essa condição genética específica que foi visto no mundo (embora outros casos tenham sido identificados).

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou ter documentado uma onça-parda branca com uma mutação, conhecida como “leucismo”, um gene regressivo que mancha o corpo de branco.

 Publicidade

Embora o nome seja o mesmo, leucismo é diferente de albinismo; neste caso, os olhos do animal mantêm sua cor natural e não são mais sensíveis ao sol, pois não carecem de melanina. A diferença é sutil, mas os cientistas dizem que é importante. A mutação que mancha seu corpo é simplesmente uma questão genética aleatória.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

AS ILHAS DO ONTEM E DO AMANHÃ

 


Já pensou em pular a segunda-feira e viver dois domingos? Existe um lugar do mundo que dá pra você fazer isso. Quando for começar a segunda, pegue um barco e atravesse o canal entre duas ilhas que são cortadas pela linha de mudança de data. (Só que provavelmente seria preso, porque isso lá é ilegal)

terça-feira, 20 de abril de 2021

Governo de SP anuncia para maio início da vacinação de pessoas com doenças crônicas


© Divulgação/Governo de São Paulo Calendário de vacinação contra a covid-19 divulgado pelo governo de São Paulo nesta terça-feira, 20

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta terça-feira, 20, o início da vacinação contra a covid-19 para pacientes com doenças ou condições crônicas e a antecipação da imunização dos idosos de 64 anos.

segunda-feira, 19 de abril de 2021

TÉCNICA DAISUGI UMA TÉCNICA MILENAR JAPONESA

 

Os japoneses produzem madeira há 700 anos sem cortar árvores. No século 14 nasceu a extraordinária técnica daisugi no Japão.

19 DIA DO INDIO, UMA HOMENAGEM AO POVO INDIGENA...

 

19/04 é uma data comemorativa, uma homenagem ao povo indígena.
Em Ubatuba temos algumas aldeias indígenas, porém mesmo tendo seu território garantido, as aldeias enfrentam sérios problemas para assegurar sua sobrevivência e o modo de vida tradicional. Neste contexto, o desenvolvimento de alternativas para geração de renda de forma sustentável é um dos desafios prioritários que eles enfrentam.

domingo, 11 de abril de 2021

COMO USAR A BANANEIRA DE FORMA INTEGRAL

 

Foto: PxHere

Na compra semanal, não pode faltar banana. Super nutritiva, a fruta está entre as mais populares no lares brasileiros. Muitos sabem também que é possível aproveitar suas cascas no preparo de bolos e até de adubo orgânico. Entretanto, seu aproveitamento vai muito além disso. 

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Paciente com Covid-19 recebe transplante de pulmão de doadores vivos

 


Japoneses anunciam o 1º transplante mundial de tecido pulmonar de doadores vivos para um paciente com grave lesão pulmonar causada pela Covid-19. Radiografias fornecidas em 9 de abril de 2021 pelo Hospital Universitário de Quioto mostram o tórax de um paciente antes da cirurgia (à esquerda) e depois — Foto: Hospital Universitário de Quioto via AP

Médicos japoneses anunciaram ter realizado com sucesso o primeiro transplante mundial de tecido pulmonar de doadores vivos para uma paciente com grave lesão pulmonar causada pela Covid-19.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

O que muda para motos no Novo Código de Trânsito

 


© A médica Daniella Gonçalves listou cuidados especiais para os motociclistas. Foto: Marcello Casal Jr... O que muda para motos no Novo Código de Trânsito que passa a valer na próxima segunda-feira

A Lei 14071/20 passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de abril. Trata-se do Novo Código de Trânsito que muda a legislação para carros e motos circularem nas rodovias e cidades. Mas o que de fato muda para as motos no Novo Código de Trânsito?

terça-feira, 6 de abril de 2021

PLUTÃO TEM CÉU AZUL E POSSIVELMENTE TAMBÉM TEM UM OCEÂNO LIQUIDO.........


 Para a surpresa de muitos cientistas, Plutão tem céu azul assim como o nosso, e pode ser mais habitável do que muitos imaginavam.

Os cientistas que descobriram os novos fatos sobre Plutão detalharam suas descobertas em 22 de julho, no jornal Nature Geoscience.

Máquina faz suco e “imprime” copos feitos com cascas de laranja

 

Do sumo à casca de laranja, nada é desperdiçado na máquina de sucos projetada pelo escritório de design e inovação Carlo Ratti Associati em parceria com a empresa ENI. O dispositivo é um belo exemplo de economia circular e zero desperdício que pode ser acompanhado de perto pelos clientes. 

sexta-feira, 2 de abril de 2021

ACORDA BRASIL.....................

 




O herói do Brasil não é Moro, não é o Mandeta, muito menos o Bolsonaro, o herói do Brasil não foi o Lula, não foi a Dilma, Fernando Henrique, e também não ia ser o Eduardo Campos...
O Herói do Brasil, somos eu e você, nós que acordamos cedo todas as manhãs, com o coração temeroso, preocupados com os nossos, somos nós que por tanto tempo fomos enganados, e agora nem sabemos mais o que é verdade ou mentira.............

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Estudates criam papel de folhas caídas de árvores para evitar o desmatamento nas florestas

 




Valentyn Frechka era um estudante de 19 anos nascido na Ucrânia quando começou a trabalhar em um projeto científico para converter folhas caídas de árvores ou arbustos em papel biodegradável e sacos de ‘papelão’ . Depois de trabalhar por muito tempo, Valentyn Frechka está atualmente executando um projeto chamado “Re-Leaf Paper”.