.
São Vicente e Granadinas são uma nação do sul do Caribe composta por uma ilha principal, São Vicente, e uma cadeia de ilhas menores. Com portos cheios de iates, elegantes ilhas privadas e paisagens vulcânicas, o país é conhecido pelos importantes destinos para a prática de vela, como a ilha Bequia.
Confira algumas curiosidades:
1- O país é formado por um conjunto de ilhas das Pequenas Antilhas, no Caribe. Ao todo são 36, incluindo a maior delas, São Vicente e Granadinas. Situado entre o mar do Caribe e o Atlântico norte, São Vicente fica ao norte de Santa Lúcia; ao sul de Granada; e a leste de Barbados. A superfície das ilhas soma 389 km², e desse total 344 km² correspondem à ilha de São Vicente. O restante divide-se entre as ilhotas conhecidas como Granadinas do Norte. A capital do país é Kingstown. O idioma oficial é o Inglês.
2- O país possui um PIB de 904,2 milhões USD (2021), a moeda local é o Dólar do Caribe Oriental. Na cotação de 28 de janeiro de 2023, 1 dólar do Caribe Oriental corresponde a R$ 1,89 (Real).
3- São Vicente e Granadinas é uma democracia parlamentar e monarquia constitucional, tendo como chefe de Estado o monarca britânico, Rei Charles III. O monarca é representado no país pelo Governador-geral de São Vicente e Granadinas, atualmente Sir Frederick Ballantyne.
4- O país tem aproximadamente 110 mil habitantes. Cerca de 85% da população é formada por descendentes de escravizados africanos. Os descendentes dos trabalhadores indianos, trazidos para substituir os escravizados negros depois da abolição, representam uma importante minoria étnica (6%). Outros grupos relevantes, ainda que menores, são os descendentes de portugueses – também trazidos como trabalhadores – e os colonizadores ingleses e franceses. Os nativos, ameríndios, são estimados em 2% da população. O idioma oficial é o inglês, mas também é falado no país um dialeto que mistura idiomas africanos com elementos do francês e do inglês.
5- A ilha de São Vicente teria sido avistada por Cristóvão Colombo em sua viagem de 1498, em 22 de janeiro, dia de São Vicente para os católicos espanhóis. Foram estes que, apesar de não terem se estabelecido na ilha, batizaram-na com o nome do santo de sua devoção.
6- Os primeiros habitantes do conjunto de ilhas foram os índios siboneis, há cerca de 6 mil anos. Muito tempo depois vieram os aruaques, oriundos do norte da atual Venezuela, que se estabeleceram em São Vicente atraídos por seus vales férteis e pelas águas piscosas. Formavam uma sociedade extremamente pacífica, que acabou cedendo lugar, no século XIV, para os belicosos caribes. A miscigenação ocorrida entre os aruaques poupados na conquista e os caribes deu origem aos chamados yellow caribs (caribes amarelos) ou red caribs (caribes vermelhos).
7- A pesca é uma das atividades mais populares nas ilhas de São Vicente e Granadinas. Há muitos lugares para pescar, desde rios e lagos ao mar aberto. As espécies mais populares de peixes nas ilhas são o garoupa, o cherne, o mero, o atum, o marlin e o wahoo. A pesca pode ser feita com linha e anzol, bem como com armadilhas e redes. Há muitas empresas que oferecem passeios de pesca, bem como aulas e equipamentos para alugar.
8- São Vicente e Granadinas são um paraíso para os amantes do mergulho. Há muitos lugares para mergulhar, desde recifes de corais a cavernas submarinas. As espécies marinhas que você pode ver enquanto mergulha incluem tartarugas, raias, barracudas, peixes-papagaio, peixes-palhaço e muito mais. Há muitas empresas que oferecem passeios de mergulho, bem como aulas e equipamentos para alugar.
9- Windsurf é uma das atividades populares nas ilhas de São Vicente e Granadinas. Há muitos lugares para windsurfar, desde rios e lagos ao mar aberto.
10- Outro esporte praticado na ilha é o Kitesurf, sendo uma das atividades populares nas ilhas de São Vicente e Granadinas. Há muitos lugares para kitesurfar, desde rios e lagos ao mar aberto.
11- La Soufrière é um vulcão na ilha caribenha de São Vicente. Trata-se de um vulcão ativo.
12- O cultivo da banana continua a responder por cerca de um terço das riquezas produzidas pelo país, apesar das tentativas dos governantes de reduzir a dependência agrícola e ampliar o setor de serviços, principalmente por meio da exploração das atividades de turismo. Cerca de 80% dos produtores possuem propriedades que variam de dois a cinco acres de terra. A banana ocupa a metade da força de trabalho local e responde por cerca de 60% das exportações do país.
13- Confira algumas fotos:
14 - Seja um apoiador voluntário:
TEXTO DE ELSON GODOI
via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário