segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

OS BONDES QUE CIRCULARAM NO RIO ATÉ A DÉCADA DE 1960 HOJE TRAFEGAM NOS EUA

 

NÃO VALORIZAMOS NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA: OS BONDES QUE CIRCULARAM NO RIO ATÉ A DÉCADA DE 1960 HOJE TRAFEGAM NOS EUA
Na década de 1960, o Rio de Janeiro passava por uma mudança no sistema de transportes: o desmantelamento do sistema de bondes. O Brasil foi um dos pioneiros na instalação de bondes e o sistema na cidade do Rio de Janeiro foi considerado um dos maiores do mundo, tendo seu auge nas décadas de 1920 e 1930. A partir disso, a intensa disputa de interesses de governantes e do setor privado (ao lado do surgimento de novos meios de transportes, como ônibus, cujas empresas americanas saíram fortalecidas após a Segunda Guerra Mundial) fizeram com que os bondes entrassem e uma lenta decadência até chegar à década de 1960.⁣
Por volta de 1964 e 1965, a antiga capital do Brasil estava trocando seus bondes por trolleybus (ônibus elétricos importados da Itália) e ônibus comuns, o que resultou em uma gigantesca mão de obra para a substituição dos 650 km de trilhos espalhados pelo Rio de Janeiro por asfaltos simples ou adaptados. Mas o que fazer com a frota de bondes que seria aposentada?⁣
Simples: o coronel Manuel Moreira (um dos responsáveis da Companhia de Transporte Coletivo do Estado da Guanabara) teve a brilhante ideia de queimar todos os bondes. O resultado foi toneladas de metais vendidas para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Cada bonde rendia uma média de duas toneladas de ferro e 800 quilos de cobre. Mas com quem ficou o dinheiro dessa venda? Ninguém sabe ao certo.⁣
Atualmente para ter a oportunidade de visitar os bondes da Light que rodavam pelo Rio de Janeiro é necessário viajar aos Estados Unidos. Graças ao trabalho de Paul Class e Louis J. G. Buehler; alguns bondes foram preservados antes de serem destruídos pelo fogo. Ao saberem que tal medida seria aplicada no Rio de Janeiro, os dois americanos compraram 12 bondes por US$ 1200 (valores muito maiores hoje em dia). Os vagões foram de navio aos Estados Unidos e passaram por uma série de restaurações para torná-los adequados para o uso. Hoje, bondes que um dia rodaram pelo Catumbi e pela Ilha do Governador rodam em Middleton, Pensilvânia.⁣
Texto escrito por @leonardokrohling

TAIWAN - ASIA

 



TAIWAN...
Taiwan é uma pequena nação insular localizada 180 km a leste da China, com cidades modernas, templos tradicionais chineses, resorts de águas termais e relevo montanhoso deslumbrante.
Confira algumas curiosidades:
1. Taiwan, ou Ilha Formosa, é uma ilha no leste do continente asiático administrada pela República da China. Está situada a sudeste do território continental chinês, ao norte das Filipinas e ao sul de Okinawa (Japão) com uma população de 23,6 milhões de habitantes.
2. Os povos originais de Taiwan são os aborígenes, que viveram durante milhares de anos praticamente isolados. Esses povos aborígenes deram origem à maioria dos grupos étnicos de muitas ilhas do Pacífico, como as Filipinas, a Indonésia e a Malásia.
3. É um arquipélago formado por uma grande ilha mais 77 outras menores.
4. É um dos mais avançados centros industriais da Ásia. Sua economia próspera, baseada na alta tecnologia e na exportação, é um importante fornecedor de produtos asiáticos para os países estrangeiros.
5. Taipé, a capital de Taiwan, é uma cidade industrializada e moderna. Conta com cinco mil templos e uma agitada reunião de mercados de rua que convivem com prédios modernos, grandes shopping-centers e hotéis de grandes redes.
6. O país tornou-se refúgio de emigrados chineses depois da tomada do poder pelos comunistas, em 1949. Taiwan é considerada uma província pelo governo da República Popular da China.
7. A China cedeu Formosa ao Japão em 1895, após a derrota na guerra Sino-Japonesa. No final da Segunda Guerra Mundial, a ilha voltou à soberania chinesa.
8. A nação tem pequenos depósitos de carvão, gás natural, calcário, mármore, dolomita e amianto. Os recursos energéticos escassos fizeram a indústria fortemente dependente do petróleo estrangeiro.
9. A torre Taipei 101, considerada um símbolo de Taiwan, é reconhecida como o segundo prédio mais alto do mundo (o primeiro chama-se Burj Khalifa, e fica em Dubai).
10. O National Palace Museum, em Taipé, é um dos maiores pontos turísticos da cidade. O museu tem a maior coleção de arte chinesa do mundo, com mais de 600 mil peças, parte delas vindas dos palácios imperiais chineses.
11. Aos sábados e domingos se celebram as Operas de Taiwan, que se distinguem ligeiramente da ópera de Pequim, no edifício do Doutor Sun Yatsen de Taipei.
12. Em Beitou, os turistas podem relaxar em piscinas naturais, onsens e banhos de águas vulcânicas que prometem sarar dores de todos os tipos.
13. Tendo seu território banhado por mares em todos os lados, além de ser confluência dos correntes quentes e frias, Taiwan produz mariscos em quantidade e mais de 500 espécies de peixes.
14. Os carros de lixo passam tocando uma música em alto volume, são as pessoas que levam o lixo até ele.
15. Os Taiwaneses ao cumprimentar-se não costumam beijar-se ou abraçar-se, pois não expressam seus sentimentos em público.
16. O arroz aparece com frequência na maioria dos pratos típicos da terra. Destacam-se: pastéis de arroz doce, arroz com azeite, enrolado de arroz e pudins de arroz transparente, além do popular guisado de arroz, acompanhado de ostras ou porco em um molho saboroso.
17. Embora Taiwan tenha seu próprio presidente, a pequena nação não é considerada e reconhecida como um país independente pela maior parte dos países do mundo.
18. Confira algumas fotos:

FONTE .....ELSON GODOI
via facebook


sábado, 25 de fevereiro de 2023

Era assim que os cientistas da NASA trabalhavam antes dos computadores !!!

 


Era assim que os cientistas da NASA trabalhavam antes dos computadores !!!
Em 1960, os cientistas da NASA ainda faziam cálculos com giz em um "quadro-negro" gigante.
(NASA: National Aeronautics and Space Administration, também conhecida como NASA).
E acredite ou não, eles colocaram um astronauta no espaço logo depois, e isso é muito mais impressionante quando você sabe que a calculadora eletrônica ainda nem havia sido inventada.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

BACALHAU, UM POUQUINHO DE HISTÓRIA

 


Os pioneiros na pesca do bacalhau foram os vikings que, na falta do sal, deixavam o peixe a secar ao ar livre, dispostos nos barcos.
Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau.

O criador e a criatura.

 


Andreas Triantafyllou 
O criador e a criatura.
A mais famosa invenção de Thomas Edison foi a lâmpada incandescente, patenteada em 1879.
Outras lâmpadas já haviam sido criadas mas nenhuma com duração suficiente para ser comercializada.
A lâmpada incandescente iluminou o mundo, os automóveis, as ruas, as casas e trouxe conforto para toda a humanidade.

Maior navio do mundo, quase meio quilômetro de extensão

 



 

Maior navio do mundo com quase meio quilômetro de extensão

Alguns dos maiores navios do mundo surgem ,sobretudo na forma de petroleiros, cargueiros, e navios de cruzeiro. Essas mega máquinas são colossos da engenharia. Contribuem para uma grande porcentagem das mercadorias transportadas no mundo, para não falar em passageiros. Mas, navios em geral são igualmente os maiores poluidores e lançadores de gases de efeito estufa na atmosfera. Mas, acima de tudo,  a simples visão de um desses superpetroleiros de perto faz perceber a verdadeira magnitude das técnicas de fabricação e design envolvidas no processo de construção. Hoje, vamos conhecer o maior navio do mundo.

Imagem, www.dailymail.co.uk.

Antes de mais nada, o Seawise Giant, também teve os nomes de Happy Giant e, ainda, Knock Nevis.  O navio mais longo já construído, com 458,45 m, ou quase meio quilômetro de extensão. Maior do que a altura de muitos dos edifícios mais altos do mundo

O maior navio do mundo, um superpetroleiro ULCC com âncora de 36 toneladas

Seawise Giantmais tarde Happy Giant foi um superpetroleiro ULCC (Ultra Large Crude Carrier) considerado o navio autopropulsado mais longo da história. Foi construído em 1974-1979 pela Sumitomo Heavy Industries em YokosukaKanagawa, Japão. Ostentava a maior tonelagem de peso morto já registrado. Totalmente carregado, o deslocamento era de 657.019 toneladas.

Enquanto isso, as âncoras pesavam 36 toneladas cada! O calado era de 29,8 metros; a boca (largura) 68,8 metros, atingia 16 nós.

Missão: conectar Oriente Médio e Estados Unidos

O petroleiro, lançado em 1981, tinha nada menos que 31.541 metros quadrados de espaço de convés, 46 tanques e uma missão clara: conectar o Oriente Médio e os Estados Unidos. Durante sete anos conseguiu cumprir a tarefa sem grandes contratempos, mas, em 1988 uma guerra cruzou seu caminho.

A embarcação permaneceu sem nome por muito tempo, em consequência, neste período foi identificada pelo número do casco, 1016. Contudo, durante os testes no mar o 1016 exibiu graves problemas de vibração ao ir à ré. O proprietário grego recusou-se a recebê-lo e a embarcação foi submetida a longo processo de arbitragem.

Desenho do maior navio do mundo
Ilustração, www.vesseltracking.net.

Finalmente, o estaleiro exerceu seu direito de vendê-lo. Para tanto, um acordo foi negociado com o fundador da Hong Kong Orient Overseas Container Line para alongar o navio em vários metros, além de adicionar 146.152 toneladas de capacidade de carga por meio de jumborização (Sistema que permite aumento da capacidade de carga de um navio, mediante a realização de um corte transversal vertical em seu casco e interseção de um novo conjunto de porões, depois fundidos ao casco original).

Qual o maior navio do mundo?  Conheça a história

Originalmente, o navio-tanque foi encomendado em 1974 por um magnata grego. Entretanto, o proprietário não conseguiu pagar em 1979, segundo www.vesseltracking.net,  o navio sem nome, identificado apenas pelo número de casco, ficou sujeito a longo processo de arbitragem.

Contudo, a história (da recusa) não é muito clara. Talvez, tenha sido a falta de fundos, porque não estava inteiramente satisfeito com o resultado ou, simplesmente, porque em 1975 o Canal de Suez fora reaberto ao tráfego após oito anos fechado.

Depois de muita discussão, finalmente, houve acordo. O navio-tanque foi vendido a CY Tung, chefão do transporte marítimo chinês. Ele imediatamente foi reformado, alongado em vários metros. Tung queria mais espaço, assim, ficou com 156.000 toneladas métricas de capacidade de carga adicionada a fim de ser o maior navio a navegar.

Seawise Giant, o maior navio do mundo
Quase meio quilômetro de comprimento. Imagem, www.xataka.com.

O nome, Seawise Giant (Gigante do Mar) é obra de Tung. Finalmente, foi lançado ao mar em 1981 com capacidade de 564.763 toneladas de peso morto.

Mas suas origens remontam à década de 1970, época dos grandes petroleiros, quando o fechamento do Canal de Suez encorajou as empresas de navegação a apostar em navios de tamanho XXL que pudessem viajar para o Cabo da Boa Esperança.

Trajetória complicada

Acima de tudo, ao longo de sua trajetória o petroleiro Seawise Giant alimentou a lenda com base em marcos. Com quase meio quilômetro de comprimento, ganhou reputação de ser o maior navio autopropulsado já construído.

Desde já, sua estatura ciclópica lhe valeu um lugar na história naval. Mas, apesar disto, teve um fim inglório…

A guerra na rota do Gigante do Mar

Em 1988 uma guerra cruzou a proa do Seawise Giant, o conflito entre Irã e Iraque. Por seus armazéns abarrotados de petróleo bruto iraniano torna-se alvo perfeito para a Força Aérea Iraquiana.

maior navio do mundo em chamas
O Iraque o abateu. Imagem, www.dailymail.co.uk.

Como resultado, o Seawise afundou na costa da Ilha Larak, Irã.

maior navio do mundo atacado
Imagem, www.dailymail.co.uk.

Na época foi considerado ‘o maior’ naufrágio do mundo. Se fosse qualquer outro, talvez, a história do Seawise Giant tivesse acabado; contudo, seu tamanho XXL atraiu interesse de um consórcio norueguês que considerou reflutuá-lo e repará-lo, bom negócio. 

Maior navio do mundo atracando
Imagem, www.dailymail.co.uk.

Assim, aconteceu.  A operação, concluída em 1989 foi montada em Cingapura durante dois anos, de onde saiu com um novo nome: Happy Giant.

Entretanto, gigante, sim; mas Happy, não, diz o xataka.com. Embora tenha acabado nas mãos de um magnata norueguês que o renomeou pela enésima vez —Jahre Viking—  continuou a operar por mais 13 anos.  Além disso, suas enormes dimensões as mesmas que o tornaram tão espetacular, logo, complicaram muito sua vida no mar.

O maior navio do mundo era difícil de manobrar

O navio era, sobretudo, difícil de manobrar. O seu enorme peso aumentava o risco de encalhe e, diz-se, impedia-o de navegar em alguns dos pontos estratégicos das rotas comerciais, como os canais Inglês, e Suez, ou o Canal do Panamá.


Ilustração do maior navio do mundo
Ilustração, roblox.shipping.lanes.

No século 21, novo dono e novo nome

Mas, em 2004 passou para as mãos de novo proprietário, First Olsen Tankers, que – claro – mudou o nome novamente, depois de renová-lo em Dubai e passar a usá-lo como unidade de armazenamento flutuante: um gigantesco petroleiro XXL localizado na costa do Catar. A mesmo tempo à sua maneira isso marcou a aposentadoria do velho Seawise Giant.

Comparações entre navios
Ilustração, www.dailymail.co.uk.

Final de vida no maior cemitério de navios do mundo, em Alang

Tal qual os outros navios, seu fim não poderia ser diferente. O maior navio do mundo acabou retalhado no maior cemitério de navios, em Alang, Índia. Na época, o Times of India garantiu que foram necessários mais ou menos 18.000 trabalhadores para concluir o trabalho de retalhamento.

Assista ao vídeo

Jahre Viking - at sea

FONTE.........https://marsemfim.com.br/maior-navio-do-mundo-quase-meio-quilometro-de-extensao/

Arquipélago de Trindade e Martim Vaz, a grande joia do litoral

 




 

Este escriba teve o privilégio de conhecer o arquipélago de Trindade e Martim Vaz onde estive por três vezes. Tudo começou com a regata de longo curso Eldorado – Brasilis, criada pela rádio Eldorado no ano 2000. A regata teve oito edições, proporcionando a centenas de velejadores conhecerem esta maravilha da natureza. O percurso era  Vitória, ES – Trindade (onde ficávamos por um par de dias) – Vitória. Até hoje é o lugar mais espetacular que  conheci. Sua beleza é dramática, a história, intrigante; e a biodiversidade, a maior entre as ilhas do Atlântico Sul.

ALGUNS TERMOS DA GEOGRAFIA FÍSICA

 




Ilhas Faroe, Ilhas Féroe ou llhas Faroé são um território

 


Ilhas Faroe, Ilhas Féroe ou llhas Faroé são um território
dependente da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a lslândia. O arquipélago é formado por 18 ilhas maiores e outras menores desabitadas que acolhem, ao todo, 47 mil pessoas em uma área de 1399 km2.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

MESMO QUE VOS CONTE, NÃO VÃO ACREDITAR.

 



Napoleão Bonaparte passou noite na maior pirâmide do Egito e saiu de lá aterrorizado
Líder político e militar francês passou sete horas na sala Câmara do Rei da Pirâmide de Queóps na companhia de... morcegos, ratos e escorpiões.Com o objetivo de libertar o Egito dos turcos, Napoleão Bonaparte desembarcou no país do rio Nilo no verão de 1798 com mais de 30 mil soldados franceses e um grupo de investigadores de várias disciplinas - matemáticos, físicos, químicos, biólogos, engenheiros, arqueólogos, géografos e historiadores, entre outros - com o intuito de estudar o país das pirâmides.A viagem também serviu de retiro espiritual para o general francês, que que quis passar a noite de 14 de abril de 1799 no interior da Pirâmide de Queóps, na Câmara do Rei, de difícil acesso, com passadiços que não chegavam ao metro e meio e sem algum tipo de iluminação, com o intuito de imitar personagem históricas como o conquistador Alexandre, o Grande e o general romano Júlio César, que supostamente também teriam dormido lá.
No entanto, Napoleão passou sete horas rodeado de morcegos, ratos e escorpiões naquela sala retangular, de 10 metros de comprimento e cinco de largura, formada por placas de granito, paredes e um telhado plano, com um sarcófago de granito vazio. Ao amanhecer, saiu pálido e assustado da estrutura labiríntica, conta o portal espanhol ABC.
Questionado pelos seus homens de confiança sobre o que se tinha passado dentro da Câmara do Rei, respondeu enigmático: "Mesmo que vos conte, não vão acreditar." Apesar de não se saber ao certo o que aconteceu dentro da pirâmide, historiadores acreditam que Napoleão não mais foi o mesmo após aquela noite.

OS HITITAS

 



Hititas
Os hititas eram um povo indo-europeu que viveram por volta dos séculos XIV-XIII a.C. e que se instalaram na Anatólia central, hoje a Turquia. Eles eram homens fortes, de estatura baixa, com barbas e cabelos longos. A língua deles era indo-europeia e tinha hieróglifos próprios, como os egípcios. Chamavam ao seu país "Terra de Hati" que significava "Terra da cidade de Hatusa", a sua capital, hoje a cidade Borgazköy, na Turquia.
Os hititas realizavam comércio com o Oriente Próximo e eram pioneiros na metalurgia do ferro. Eles inventaram também os "carros de guerra" para três pessoas (um condutor e dois guerreiros). Eram um povo guerreiro e a sua batalha mais famosa foi contra os egípcios, a batalha de Kadesh. Esta batalha é o evento mais famoso da história hitita, quando os hititas atacaram de assalto o exército de Ramsés II do Egito nas proximidades da cidade de Kadesh. A dramática batalha (segundo relatos egípcios, o próprio faraó precisou usar a espada para salvar sua vida) terminou sem vencedores, mas ambos os lados reivindicaram a vitória. A batalha é ricamente detalhada em escrituras egípcias, e a descoberta de fontes hititas, na Turquia, confirmaram o triunfo hitita sobre o Egito.
O Império Hitita governou grande parte da Anatólia e da atual Síria de 1650 aC até cerca de 1200. Mais notavelmente, eles lutaram contra o Egito pelo controle de Canaã em 1274 aC na Batalha de Kadesh perto da agora cidade síria de Homs.
Mas os hititas nunca mais foram tão ao sul, e uma nova pesquisa revela uma das razões: seu império parece ter entrado em colapso rapidamente após uma seca prolongada que deve ter interrompido o principal suprimento de grãos das fazendas hititas na Anatólia central de 1198 a 1196 aC. .


Descobrindo o Egito Antigo 
via facebook