domingo, 12 de março de 2023

POR QUE A REVOLUÇÃO FARROUPILHA DUROU TANTO TEMPO?

 

Fernando Coutinho 22 min 

A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi a mais longeva rebelião não só do período regencial mas de toda a História do Brasil. 

Ocorreu no Rio Grande do Sul e parte de santa Catarina durando dez anos, de 1835 até 1845. O termo “farrapo” se referia aos trajes maltrapilhos que o exército rebelde usava. O sistema de luta, com guerrilha a cavalo, fez com que os combates e tomadas de cidades fossem processos demorados de ocorrer.
Os negros escravos também foram recrutados para lutar, sob a promessa de liberdade, no caso de vitória na guerra contra o Império. A Revolução Farroupilha se encerrou com o Tratado de Poncho Verde, em 1º de março de 1845.
A Guerra civil foi promovida pela classe dominante gaúcha. Constituída de estanceiros que eram os donos de grandes propriedades rurais, gado e escravos. Indignados com os elevados impostos territoriais, além de altas taxas sobre as exportações de charque, couro e sebos. Os estanceiros protestavam, pois o charque gaúcho pagava 25% de impostos enquanto o uruguaio pagava somente 4% para ser vendido no Rio de Janeiro.
Além disso, as ideias republicanas e federativas encontravam receptividade entre os rio-grandenses, estimulados pelas vizinhas repúblicas platinas. Agravando a situação, em 1835, o regente Feijó nomeou o moderado Antônio Rodrigues Fernandes Braga como presidente da província, o que não foi aceito pelos gaúchos.
Em 1842, para terminar com o conflito, Luís Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias, foi nomeado presidente do Rio Grande do Sul e comandante das armas. O objetivo era acabar com a luta e pacificar a província. Diante das derrotas, os farroupilhas negociaram o fim do conflito com o governo imperial. Em 1845, os rebeldes aceitaram a proposta de paz oferecida pelo governo. O Tratado de Poncho Verde estabelecia: anistia, incorporação dos oficiais farroupilhas ao exército imperial, devolução das terras que havia sido tomadas pelos rebeldes, diminuição dos impostos naquele província, e fortalecimento da província imperial.
Gostou desta história? Venha conhecer nosso curso completo de História do Brasil, dos tempos pré-colombianos aos dias atuais e desenvolvido de forma objetiva, didática, prática, e que, acima de tudo, desse uma noção geral, holística, de nossa história, de forma relativamente rápida. Aproveite e inscreva-se no canal. Confira o primeiro vídeo da playlist do curso:https://www.youtube.com/watch?v=2jh67KYXKIc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário