O pau-brasil é uma árvore nativa da Mata Atlântica, que tem uma madeira vermelha e uma resina que serve para tingir tecidos. Essa árvore foi muito importante para a economia colonial do Brasil, pois foi o primeiro produto explorado pelos portugueses na América.
A exploração do pau-brasil começou logo após o descobrimento do Brasil, em 1500, quando os portugueses perceberam o valor comercial dessa árvore na Europa. O pau-brasil era usado para fabricar móveis, instrumentos musicais e tintas para a indústria têxtil. Além disso, o pau-brasil tinha um nome parecido com o de outra árvore asiática, chamada de brecilis ou brezil, que já era conhecida e apreciada pelos europeus1.
Para extrair o pau-brasil, os portugueses contaram com a ajuda dos indígenas, que faziam o trabalho de cortar, transportar e carregar as toras da árvore até as feitorias, que eram locais de armazenamento e comércio. Em troca, os indígenas recebiam objetos como espelhos, facas, tesouras, tecidos e miçangas, que eram chamados de bugigangas. Esse tipo de comércio era chamado de escambo.
A exploração do pau-brasil foi a principal atividade econômica do Brasil até meados do século XVI, quando começou a ser substituída pelo cultivo da cana-de-açúcar. A exploração do pau-brasil teve algumas consequências para a colonização do Brasil, como:
• A ocupação do litoral brasileiro pelos portugueses, que instalaram feitorias e fortalezas para proteger a extração e o transporte do pau-brasil.
• A exploração e a escravização dos indígenas pelos portugueses, que usavam a violência e as trocas de produtos para obter a mão de obra indígena.
• A disputa pelo pau-brasil entre os portugueses e outros países europeus, principalmente os franceses, que invadiram o litoral brasileiro várias vezes para contrabandear a madeira.
• A origem do nome do país, que segundo alguns historiadores, deriva do nome da árvore.
O impacto da exploração do pau-brasil na Mata Atlântica foi muito negativo, pois levou à redução drástica da população dessa árvore e à degradação do bioma. Segundo alguns sites que eu consultei, essas foram algumas das consequências:
• A exploração do pau-brasil foi tão intensa que a árvore quase foi extinta. No século XX, ela chegou a ser considerada extinta, até ser redescoberta em Pernambuco, em 19281.
• O desmatamento da Mata Atlântica foi acelerado pela extração do pau-brasil, que abriu espaço para outras atividades econômicas, como o cultivo da cana-de-açúcar, a extração de ouro e o cultivo de café2.
• A perda da biodiversidade da Mata Atlântica afetou o equilíbrio ecológico, o clima, os recursos hídricos e a qualidade de vida das populações que dependem desse bioma2.
FONTES:
1. bing.com
2. brasilescola.uol.com.br
3. mundoeducacao.uol.com.br
2. greenme.com.br
3. mundoeducacao.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário