quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

ATUALIZAÇÕES SOBRE OS QUARENTA E TRÊS ESQUELETOS E AS MAIS DE 100 MIL PEÇAS ARQUEOLÓGICAS DESCOBERTAS EM EMPREENDIMENTO EM SÃO LUÍS-MA

 



No fim de semana passado foi noticiado que quarenta e três esqueletos humanos e vários artefatos como cerâmica, materiais líticos, conchas, ossos e carvão, foram encontrados nas escavações de uma obra no bairro Vicente Fialho, em São Luís, onde a construtora MRV está erguendo condomínios residenciais do programa federal de habitação Minha Casa Minha Vida.
As escavações no local devem ser finalizadas em seis meses. De acordo com a construtora MRV, foram feitas algumas mudanças no canteiro de obras, para que o cronograma de construção não seja alterado e, ao mesmo tempo, as escavações continuem sendo feitas.
Na parte em que os esqueletos foram encontrados é realizado um trabalho minucioso, para não danificar os artefatos que indicam que quatro povos ocuparam a região há cerca de 9 mil a mil anos. O trabalho arqueológico começou em 2019, mas só foi divulgado, no último sábado (6), com exclusividade pelo g1.
Os esqueletos encontrados foram embalados e colocados em containers, dentro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde irão passar por análises que devem definir o período em que essas pessoas morreram. Quanto aos artefatos, eles podem ajudar a reconstituir a história ao observar ligações entre outros povos que viveram no Brasil e a manutenção de certos costumes.
O local em que os esqueletos e os artefatos estão também servem para o ensino. Aulas têm sido realizadas com alunos do curso de História, Arquitetura e Engenharia Civil de universidades de São Luís.
Segundo a UFMA, todo o material arqueológico deve permanecer próximo ao local de origem, e a universidade vai ser a responsável pela guarda dos esqueletos e artefatos. No entanto, em um primeiro momento, a pesquisa vai ser conduzida pela Universidade Federal o Piauí, responsável pela escavação e descoberta do material.
FONTE: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário