História
de André Bernardo - Do Rio de Janeiro para a BBC News Brasil •
Quando
soube que a esposa estava grávida, o vice-cônsul da França no Brasil, Jacques
Clostermann (1895-1983), decidiu que o filho nasceria em seu país de origem.
Por essa
razão, tratou logo de comprar duas passagens de primeira classe no
transatlântico italiano Principessa Mafalda, um dos mais luxuosos da época, com
capacidade para transportar até 1.530 passageiros.
Mas um
incêndio no navio em alto-mar, a cerca de 200 milhas do litoral brasileiro,
obrigou o diplomata francês a mudar seus planos.
Foi
quando Clostermann levou a mulher, Madeleine Carlier (1895-1984), grávida de sete
meses, para dar à luz em Curitiba, a 397 quilômetros de Santos, com um médico
de sua confiança – um ginecologista austríaco.
Em 28 de
fevereiro de 1921, nasceu o filho único do casal: o franco-brasileiro Pierre
Henri Clostermann. Vinte e três anos, três meses e seis dias depois,
Clostermann entrou para a História como o único brasileiro conhecido por
participar do Dia D, o 6 de junho de 1944, que marcou o desembarque das tropas
aliadas nas praias da Normandia, no norte da França, então ocupada pelos nazistas.
“Um
peixinho no oceano. É assim que eu me sentia”, descreveu em 2004, aos 83 anos.
“Na
guerra, você avista um avião pelo retrovisor e não sabe se é amigo ou inimigo.
Essa sensação dura um segundo, mas acredite: é muito desagradável. Eu só
conseguia pensar em uma coisa: ‘Quero dar o fora daqui o mais depressa
possível!’”.
A
declaração foi dada ao músico João Barone no dia 1º de junho de 2004 na casa do
ex-piloto, na cidade francesa de Perpignan.
Barone,
baterista dos Paralamas do Sucesso, viajou para a França para participar das
comemorações de 60 anos do Dia D. Seu pai, João de Lavor Reis e Silva
(1918-2000), estava entre os 25.334 pracinhas brasileiros que lutaram na
Segunda Guerra.
Pouco
antes de embarcar, o músico entrou em contato com a Força Aérea Brasileira
(FAB): queria prestar homenagem ao único brasileiro conhecido por participar da
invasão.
A FAB,
então, enviou para a França uma comitiva de ex-combatentes do 1º Grupo de
Aviação de Caça, o famoso Senta a Pua!, para entregar a Clostermann a medalha
Santos Dumont, a mais alta condecoração da Aeronáutica.
A
prefeitura de Curitiba também homenageou o filho ilustre com uma placa.
João
Barone e Pierre Clostermann, em 2004
© Acervo
pessoal
O
brigadeiro Rui Moreira Lima (1919-2013) foi um dos três ex-pilotos da FAB que
viajaram para homenagear Clostermann. Durante o trajeto, o veterano conversou
com Barone sobre o dia em que, no finalzinho dos anos 1950, os dois se
encontraram no Rio de Janeiro para bater papo.
Entre um
chope e outro, terminaram a noite em uma animada roda de choro em um bar da
Zona Norte.
Quem
encontraram lá? Pixinguinha (1897-1973) e Jacob do Bandolim (1918-1969).
“Clostermann
se considerava francês no papel, mas brasileiro de coração. Sua história daria
um filme e tanto!”, relata Barone que transformou sua viagem em documentário,
Um Brasileiro no Dia D (Editora Abril, 2006), e em livro, A Minha Segunda
Guerra (Panda Books, 2009).
'Meu
Deus, o que estou fazendo aqui?'
Pierre
Clostermann, ao retornar de uma missão, em março de 1945
© Acervo
pessoal/Claudio Lucchesi
O pequeno
Pierre Clostermann viveu em Curitiba até completar um ano de idade – depois,
passou a morar em Paris. Durante anos, o garoto se dividiu entre os dois
países: cursava o ano letivo na França e curtia as férias escolares no Brasil.
Quando terminou o ginásio, aos 16 anos, veio morar no Rio de Janeiro.
Na então
capital federal do país, estudou filosofia no Liceu Franco-Brasileiro e
aprendeu a pilotar no Aeroclube do Brasil. Seu instrutor era o alemão Karl
Benitz.
Em uma de
suas decolagens, um urubu colidiu contra a hélice de sua aeronave Bucker
Jungmann. Conclusão: Clostermann foi obrigado a fazer um pouso de emergência.
À noite,
escrevia para o jornal Correio da Manhã. Assinava seus artigos sobre aviação
como P. Henry C.
Do
Brasil, Clostermann seguiu para os EUA, onde fixou residência, em 1938. Na
Califórnia, estudou engenharia aeronáutica na Ryan School of Aeronautics, em
San Diego.
O aviador
estava no Rio quando, em 22 de junho de 1940, a França se rendeu ao exército de
Hitler.
Poucos
dias depois, recebeu uma carta de seu pai: “Junte-se ao General De Gaulle ou
não será mais meu filho!”.
O pai de
Pierre, Jacques Clostermann, havia lutado na Primeira Guerra Mundial. Ele
sofreu ferimentos e, com o fim do conflito, recebeu a Ordem Nacional da Legião
de Honra da França. Depois disso, tornou-se diplomata.
Após a
ordem do pai, a próxima parada de Pierre foi a Inglaterra. Alistou-se na Força
Aérea Francesa Livre (FAFL) e, ao lado de outros compatriotas, serviu na Real
Força Aérea Britânica (RAF).
“Cheguei
a Liverpool, bem no meio de um bombardeio. Pensei: ‘Meu Deus, o que estou
fazendo aqui?’ Era tão feliz na praia de Malibu. Que estúpido eu sou!”, admitiu
a Barone, em 2004.
Pierre
Clostermann a bordo do seu Le Grand Charles
©
Reprodução/Livro 'O Grande Circo'
Em 27 de
julho de 1943, Clostermann, a bordo de um Spitfire, abateu um Focke Wulf 190.
Foi a primeira das 33 aeronaves inimigas que o piloto abateu na Segunda Guerra.
Das 33
vitórias conquistadas, 19 foram individuais e 14 compartilhadas. Não bastasse,
reivindicava ainda a destruição de 225 caminhões, 72 locomotivas, cinco
tanques, dois lança-torpedos e um submarino.
“A marca
de 33 vitórias é, sem dúvida, impressionante. Mas, o que mais me impressiona na
vida de Clostermann é o fato de ele ter sobrevivido à guerra”, afirma Delmo
Arguelhes, doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador
do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto de Estudos Estratégicos da
Universidade Federal Fluminense (UFF).
“E não
ter se deixado abater e ter continuado a combater os nazistas voando pela
Grã-Bretanha”.
O
Spitfire foi apenas um dos modelos que Clostermann pilotou durante a Segunda
Guerra.
Batizou
um Tempest de "Le Grand Charles" (“O Grande Charles”), em homenagem
ao general francês Charles de Gaulle (1890-1970), que liderou as Forças
Francesas Livres durante a Segunda Guerra.
Clostermann
fez amigos – o maior deles foi Jacques Remlinger (1923-2002), que conheceu na
escola de cadetes Cranwell da RAF, na Inglaterra – e viveu apuros.
Ele
chegou a ser ferido na perna no dia 24 de março de 1945 e obrigado a passar uma
semana de repouso em um hospital de campanha.
Até casar
durante a guerra, Clostermann se casou. Com Lydia Jeanne Starbuck na Igreja St.
Denys, em Sleaford, no condado de Lincolnshire, no dia 28 de abril de 1943.
Dia D não
foi 'início do fim' nem 'a batalha que salvou o mundo'
Pierre Clostermann e suas condecorações
© Acervo
pessoal/Claudio Lucchesi
O navio
americano USS General W.A. Mann chegou ao porto de Nápoles, no sul da Itália,
no dia 16 de julho de 1944. Trazia a bordo os 5 mil homens que integravam o 1º
Escalão da Divisão de Infantaria Expedicionária da Força Expedicionária
Brasileira (FEB).
Sob o
comando do general Euclides Zenóbio da Costa (1893-1963), aquele seria o
primeiro dos cinco escalões enviados do Brasil à Itália para lutar na Segunda
Guerra.
Ao todo,
25.334 expedicionários – 15.265 deles combatentes propriamente ditos –
participaram do maior confronto militar do século 20.
Os
pracinhas da FEB, incorporados ao 5º Exército dos EUA, comandado pelo general
Mark Clark (1896-1984), participaram de batalhas decisivas, como a conquista de
Monte Castello, Castelnuovo e Montese.
“A FEB
não participou do Dia D. Sua atuação se deu em outra frente de combate: a
campanha italiana. E em um período posterior ao da invasão da Normandia”,
explica o historiador Francisco César Ferraz, doutor em História pela
Universidade de São Paulo (USP), professor da Universidade Estadual de Londrina
(UEL) e autor de Os Brasileiros e a Segunda Guerra Mundial (Zahar, 2005).
“A
Segunda Guerra foi interdependente. Havia os aliados na Normandia, os
soviéticos no Leste Europeu e os brasileiros na Itália. Cada um contribuiu de
um jeito, em diferentes proporções estratégicas, para a derrota do Eixo”.
“O Dia D
foi, sem dúvida alguma, uma batalha muito importante porque ajudou a acelerar o
fim da Segunda Guerra Mundial. Mas, não foi ‘o início do fim’. Nem ‘a batalha
que salvou o mundo’”, afirma o historiador Icles Rodrigues.
Doutor em
História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e criador do
podcast História FM e do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA, Rodrigues acaba de
lançar O Dia D – Como a História Se Tornou Mito (Contexto, 2024).
“A ideia
de que o Dia D teria sido ‘o início do fim’ foi inventada pelos aliados
ocidentais, especialmente os EUA, para fazer parecer que só ali, em 6 de junho
de 1944, a Alemanha começou a perder a guerra. No entanto, desde a derrota em
Kursk, quase um ano antes, a Alemanha já não tinha chances reais de vencer.
Desde então, os alemães nunca mais realizaram uma ofensiva”.
'Quem diz
que nunca sentiu medo é porque gosta de contar histórias'
Clostermann (primeiro, a direita) e veteranos da FEB, em 2004
© Acervo
pessoal/João Barone
Ao todo,
Clostermann participou de 432 missões, entre escoltas, varreduras e
interceptações. Entre um ataque e outro, rabiscava suas memórias em cadernos de
anotações.
Na capa
de um deles, escreveu: “No caso de eu ser morto ou dado como desaparecido,
desejo que este livro seja enviado a meu pai, o capitão Jacques Clostermann, no
QG do Exército Francês, em Brazzaville”.
Não foi
necessário.
Em 1948,
três anos depois do fim da Segunda Guerra, publicou O Grande Circo (Le Grand
Cirque). Traduzido para 30 idiomas, vendeu mais de três milhões de exemplares.
No
Brasil, ganhou duas edições: em 1961, pela extinta Flamboyant, e em 2013, pela
C & R Editorial. No prólogo, o autor descreve a guerra como “ingrata, mas
fascinante”.
“Muitos
livros de memórias de pilotos militares, não apenas da Segunda Guerra, mas de
outros conflitos, como o Vietnã, trazem a preocupação de seguir a ‘história
oficial’. Clostermann não parece ter se submetido a qualquer ‘filtro’. Sua linguagem
é direta e surpreendentemente franca. Ele, inclusive, não poupa de críticas nem
superiores, nem aliados. É quase um relato jornalístico”, observa o jornalista
Cláudio Lucchesi, que editou O Grande Circo pela C & R Editorial.
Das
muitas histórias contadas no livro, Lucchesi aponta a "parada aérea"
da vitória, organizada pela RAF pouco depois da rendição alemã, como a mais
impactante.
E explica
o motivo: “É, em todo o livro, o momento de maior ira e revolta de
Clostermann”.
No dia 12
de maio de 1945, o oficial britânico Bernard Montgomery (1887-1976) convidou o
militar soviético Georgy Zhukov (1896-1974) para visitar os escombros das
cidades de Hamburgo e Bremerhaven, na Alemanha.
E, para
impressioná-lo, a RAF organizou uma parada aérea, com cerca de 100 esquadrões –
de caças Spitfire, Tempest e Typhoon a bombardeiros Mosquito e B-25.
“Clostermann
considerou tal demonstração de força uma estupidez e uma irresponsabilidade.
Eram aviões demais juntos e seus pilotos estavam cansados. E tudo por um
objetivo político”, explica.
Quase no
final da parada, houve uma colisão. Três pilotos do esquadrão de Clostermann
morreram. Ele só escapou com vida porque saltou de paraquedas.
Clostermann
entrou para a reserva no dia 27 de julho de 1945. Ao todo, contabilizou mais de
2 mil horas de voo, 600 delas em combate. Em 1946, ingressou na política.
Considerado
um ás da aviação francesa, foi eleito deputado e reeleito sete vezes
consecutivas. Dez anos depois, em 1956, retornou à cabine de comando de uma
aeronave.
Participou
por dois anos da Guerra da Argélia e publicou Episódios da Guerra Aérea na Argélia
(Flamboyant, 1961).
Pierre
Henri Clostermann morreu em 22 de março de 2006, aos 85 anos.
“Quem diz
que nunca sentiu medo é porque gosta de contar histórias. Eu, pessoalmente,
ficava apavorado. As balas passavam a 20 centímetros do meu capacete”, recordou
o veterano, em sua última entrevista, dois anos antes de morrer.
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