O mistério da paisagem atrás de Mona Lisa parece estar resolvido após 500 anos de discussão
Não só o sorriso de La Gioconda é um enigma nesta pintura, como também a paisagem de fundo de um dos retratos mais emblemáticos da história. Agora, a geologia deu uma resposta sobre onde seria esta paisagem.
A localização do cenário deste famoso retrato tem sido debatida há muito tempo. A ciência e a arte uniram-se para determinar a sua localização (numa cidade do norte da Itália).
Ann Pizzorusso é uma geóloga e historiadora de arte italiana que afirma ter identificado o fundo do retrato: a cidade de Lecco, localizada nas margens do Lago de Como, no norte da Itália. Pizzorusso usou a sua experiência em geologia para identificar as falésias rochosas que se erguem atrás de Gioconda no retrato, percebendo que eram de calcário e que se assemelhavam às Dolomitas de Lecco, as montanhas de calcário, dolomita e argila que circundam a cidade. Isto permitiu-lhe descartar completamente muitas outras pontes semelhantes à pintada por Leonardo.
Pizzorusso diz: "Podes dar esta imagem a qualquer geólogo do mundo e eles dirão o que eu digo sobre Lecco. Até mesmo um não-geólogo agora pode ver as semelhanças".
Quer Mais Conteúdos Como Este Siga FATOS Curiosos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário