domingo, 21 de julho de 2024

125 ANOS DAS TRANSMISSÕES PIONEIRAS DE LANDELL DE MOURA EM SÃO PAULO

 



125 ANOS DAS TRANSMISSÕES PIONEIRAS DE LANDELL DE MOURA EM SÃO PAULO
As primeiras transmissões de rádio no mundo foram realizadas na Zona Norte, há 125 anos.
É inegável a importância do rádio para a história social e cultural brasileira. Com aproximadamente 10 mil emissoras divididas entre am, fm e comunitárias, este meio de comunicação, ainda hoje, desempenha papel preponderante no acesso à informação de maneira rápida e acessível.
Porém, as primeiras transmissões guardam controvérsias. No âmbito mundial, durante os primeira metade do século 20, o americano Nikola Tesla disputou com o italiano Guglielmo Marconi o título de inventor e a patente do aparelho.
No Brasil, Roquete Pinto leva às honras de pai do rádio, com transmissão datada em 1922. Contudo, alguns estudos demonstram que a primeira transmissão ocorreu no fim do século anterior, sob o comando do Padre Roberto Landell de Moura.
Datava 16 de julho de 1899 (há 125 anos) quando o padre e cientista realizou as primeiras transmissões do então Colégio Sant´Anna, na Zona Norte/Nordeste da cidade, até a Ponte Grande (hoje Ponte das Bandeiras). Sequencialmente, em 1900, a transmissão alcançou a Avenida Paulista. Porém, a falta de investimentos na área científica impediu o avanço tecnológico do projeto.
Para contribuir com o tema, o Sesc Santana recebeu hoje o jornalista Hamilton Almeida, biógrafo do Padre Landell, para um bate-papo sobre a obra deste cientista brasileiro. Almeida, acessou fontes primárias na Itália, EUA e Brasil para embasar o estudo que virou livro “Padre Landell de Moura – Um herói sem glória”, lançado em 2006 pela Editora Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário